Africa Basquetebol

07 novembro 2008

ANGOLA : Noticias

A única lista candidata às eleições na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), e liderada por Gustavo da Conceição, aguarda amanhã a sua aprovação pela Comissão Eleitoral, para o pleito do dia seis de Dezembro.
Depois de na última terça-feira a Comissão Eleitoral, liderada por José Guimarães “Piriquito” (o primeiro presidente de direcção da federação) ter recebido a única lista candidata, amanhã deve pronunciar-se sobre a elegibilidade do elenco da continuidade, com vista à renovação do mandato.
Do seu programa de acção, Gustavo da Conceição releva a melhoria da gestão administrativa e dos serviços da federação, o aprimoramento do sistema de recolha de dados e o uso das novas tecnologias de comunicação e informação.
O elenco candidato propõe-se ainda a adequar e harmonizar os instrumentos jurídico-legais da FAB com os regulamentos da FIBA, tendo em vista um quadro legal que melhor se adapte aos novos desafios impostos pelo desenvolvimento do basquetebol nacional. Outro dos pontos fortes do programa é a continuidade do programa de expansão e desenvolvimento do basquetebol, denominado PEDBASKET e a subvenção de competições concentradas das camadas de formação, a serem realizadas pelas associações provinciais.
No que diz respeito à competição internacional, destaque para a manutenção dos níveis do basquetebol nacional, com realce para o basquetebol feminino e a instituição de um torneio internacional, no âmbito dos festejos do 11 de Novembro.
Grande parte do anterior elenco faz parte da única lista candidata. Carlos Cunha volta a ser proposto como presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Na direcção, Gustavo da Conceição será coadjuvado por Jean Jacques da Conceição, Armando Júnior, Gina de Carvalho e Paula Furtado como vice-presidentes. Tony Sofrimento mantém-se como secretrário-geral, ao passo que Agostinho Matamba, Soares de Campos, Ventura Júnior, Nuno Teixeira e Hélder da Cruz são os vogais.

Militares podem arrebatar hoje Troféu Independência

A primeira edição da “Taça Independência” conhece hoje o seu vencedor, com a disputa das partidas Promade de Cabinda - Interclube, às 16 horas, e 1º de Agosto - ASA, pontuáveis para a terceira e última jornadaa do referido torneio.
O 1º de Agosto tem todas as condições a seu favor para concretizar tal feito, não apenas pelo favoritismo, que o plantel militar ostenta sobre os demais intervenientes, mas pela vantagem na classificação geral, em que ocupa o primeiro lugar com quatro pontos, seguido do Promade de Cabinda e do ASA, ambos com três pontos.
Os militares somam duas vitórias ao passo que o Promade e ASA têm uma vitória e uma derrota. Os amantes da “bola ao cesto” têm hoje a oportunidade de assistir duas partidas bastante emotivas. Promade de Cabinda e ASA vão bater-se para o segundo lugar, tentando vencer os seus respectivos adversários, Interclube e 1º de Agosto. Se, por um lado, o Promade de Cabinda tem maiores possibilidades de ultrapassar o seu adversário (Interclube), pelo facto deste representar uma equipa relativamente superior, o mesmo já não se pode dizer do obre a formação do aeroporto, que certamente dada a coesão do Clube das Forças Armadas.
De resto, espera-se por muito público no pavilhão do Codemn, onde encerra o torneio alusivo ao dia 11 de Novembro e que serve de antecâmara ao Campeonato Nacional, cujo arranque está marcado para 21 deste mês. Hélder Jeremias

>> Breves - Libolo prossegue estágio na cidade do São Paulo

António de Brito, em São Paulo

O Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul defronta hoje a formação do São Bernardo, segundo colocado da Primeira Divisão do campeonato paulista, no quadro do estágio que realiza na cidade de São Paulo, com vista a sua participação no Campeonato Nacional.
A equipa do Kwanza-Sul continua a surpreender e hoje pode dar continuidade ao seu excelente desempenho frente ao São Bernardo no sexto jogo de controlo que realiza no Brasil. Dados recolhidos do adversário indicam que é uma equipa alta, forte nos contra-ataques e tem três jogadores que desequilibram: o base Aziás, o poste Alex e o extremo Ângelo. Tudo leva a crer que será um bom teste para os pupilos de Raul Duarte, cujo objectivo é superar algumas debilidades, principalmente na defesa da zona e na posição cinco.
Quarta-feira, no quinto amistoso, o Libolo derrotou o Suzano, sexto classificado da segunda série do campeonato paulista, por 65-59, quando ao intervalo vencia, por (32-19).No Libolo, o poste Leonel Paulo destacou-se (foi eficaz nos ressaltos e nas tabelas) ao marcar 18 pontos, tendo sido o melhor cestinha da partida.
O técnico Raul Duarte, valorizou o jogo diante do Suzano. “Jogámos com um adversário forte que nos causou imensas dificuldades, principalmente no último quarto. Espero que frente ao São Bernardo, a minha equipa tenha outra atitude”, disse.
Durante o estágio o Libolo venceu o São Caetano por 70-52, o Jacarei por 77-52, Hebraica por 84-46 e Suzano por 65-59. A equipa averbou apenas uma derrota frente ao Flextronics por 63-66.