Africa Basquetebol

08 novembro 2008

ANGOLA : ASA venceu o 1º Agosto

O Atlético Sport Aviação (ASA) sagrou-se ontem vencedor do torneio Independência, ao vencer ontem à noite, no pavilhão do Codenm, o 1º de Agosto por 81- 77, na partida mais aguardada da noite. Tratou-se de uma partida bem disputada, pois ambas as formações ofereceram um espectáculo raro da bola ao cesto, com a formação do aeroporto a surpreender todos pela positiva e a exigir um esforço redobrado por parte da equipa militar, que apesar de ter utilizado os seus “artefactos” foi incapaz de travar a “escala progressiva” da formação da companhia de bandeira.
O ASA entrou a pressionar e não mais parou, diante do adversário que pecava na finalização e na defesa. Estes dois factores permitiram a Carlos Dinis mostrar aos seus pupilos a secção transversal do meio campo adversário.
Contra todas as expectativas, os militares, tecnicamente orientados por Luís Magalhães, estiveram durante todo o jogo em desvantagem no marcador, muito embora em algumas fases denotassem algum ascendente, tendo, inclusive, chegado a empatar a partida (67-67) quando faltavam sete minutos e três segundos para o final.
O base Afonso Rodrigues do ASA foi uma verdadeira “dor de cabeça” para a defensiva militar, pois fez a sua melhor exibição ao longo do torneio, o que lhe valeu o título de jogador fair play. Olímpio Cipriano, melhor marcador da prova, não deixou mal os amantes do clube do Rio Seco, tendo desferido pesados goles ao último reduto aviador, mas insuficientes para dar a vitória à sua equipa. O último quarto foi de apertar os corações, pois o pavilhão registava momentos de grande emotividade, com os militares a cerrarem fileiras para contrapor a desvantagem que levavam. Contudo, o tempo não parou e o ASA soube aproveitá-lo da melhor forma, ao vencer com os parciais de 24-18, 39-33, 62-57 e 81-77. Noutra partida, o Interclube venceu, às 16 horas, o Promade de Cabinda, por 82-76, e ocupou o segundo lugar do torneio, disputado no sistema de todos contra todos.

Ficha Técnica

Pavilhão do Codenm, última jornada do Torneio Independência, jogo entre o 1º de Agosto e o ASA, muito público, sob arbitragem de Domingos Simão e Francisco Pacheco, as equipas alinharam da seguinte forma:1º de Agosto: Mayzer Alexandre (6), Armando Costa (6), Adilson Basa (2), Olímpio Cipriano (14), Joaquim Gomes (19), Felizardo Ambrósio (5), Vladimir Gerónimo (2), Francisco Jordão (12), Muamba Ilunga (0), Rodrigo Mascarenhas (11), Hermenegildo Santos (0) e Simão João (0).Técnico: Luís Magalhães ASA: Edmundo Ventura (11), Wilson Mata (7), Rui Matias (0), Cardoso Casimiro (0), Filipe Abraão (10), José Santos (13), Wilson Carvalho (0), Idelfonso Kiteculo (12), Adolfo Kimbamba (11), Afonso Rodrigues (17), Francisco Gonçalves (0) e Cristóvão Oliveira (0).Técnico: Carlos Dinis Marcha do marcador: 24-18, 39-33, 62-57, 81-77

Desportivo da Huíla procura jogos de controlo em Luanda

Gaudêncio Hamelay, no Lubango

A equipa sénior masculina de basquetebol do Desportivo da Huíla efectua a última fase da sua preparação em Luanda, tendo em vista o Campeonato Nacional, que terá início no dia 21 deste mês.
Durante a última fase, a formação militar efectua jogos de controlo no sentido de dar maior competitividade aos jogadores e facilitar ao corpo técnico a descoberta de dificuldades da equipa. Segundo Manuel Trovoada, depois de ter conquistado o torneio FESA na cidade do Huambo, urge a necessidade de dar continuidade ao trabalho com jogos amistosos em Luanda. “O arranque do campeonato, está agendado para o dia 21 do corrente.
E, se de facto não conseguirmos ganhar maior ritmo competitivo, depois do torneio da Fundação Eduardo dos Santos disputado no Huambo, vamos voltar a estaca zero”, justificou. Para Trovoada, o desempenho da equipa no recém terminado torneio FESA foi extremamente difícil, pelo facto de ser a primeira a participação do grupo nesta época. “Estamos com falta de jogos e competição. Encontramos equipas muito fortes nesse torneio, principalmente a de Luanda, que é bem orientada. Mas conseguimos ganhar”, disse.

Declarações

Carlos Dinis (ASA)“Não nos podemos envaidecer”Após a vitória da sua equipa, Carlos Dinis não escondeu a sua satisfação pelo facto desta vitória ter um significado que vai para além da conquista do troféu. “Tratou-se de uma equipa que representa o melhor basquetebol africano e nacional. Contudo, o facto de termos vencido o 1º de Agosto não nos pode envaidecer porque ainda não ganhámos nada, apenas tivemos mais sorte”, justificou.
Luís Magalhães (1º de Agosto)“Falhámos desde o início”O técnico da equipa militar começou por felicitar os aviadores pela conquista do troféu e acrescentou que a sua equipa cometeu vários erros defensivos e ofensivos.
“Não vamos justificar a derrota, pois falhámos desde o início e quando procurámos corrigir era tarde. Entretanto, fico satisfeito por termos indícios de que teremos um campeonato mais equilibrado, a julgar pela forma como as outras equipas se têm apresentado”, disse.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home