Africa Basquetebol

05 novembro 2008

ANGOLA : Inter x 1º Agosto

Hélder Jeremias

O 1º de Agosto “oficializou” a sua candidatura ao título da Taça Independência, em sénior masculinos, ao bater ontem em casa a formação do Interclube por 101-93, igualando-se na classificação ao Promade de Cabinda, que venceu a sua similar do ASA por 83-74, em partida da jornada inaugural do referido torneio. Os militares entraram para a quadra com evidências de elevado grau de maturidade, ao criarem enormes dificuldades de ao plantel dos polícias. Este começou a sentir os “maus tratos” em casa alheia nos dois primeiros períodos da partida em que o 1º de Agosto venceu por 32-15 e 51-36.No reatamento, quando menos se esperava, a turma da polícia começou a ganhar espaço de manobra, numa altura em que descobriu o seu forte nos lançamentos exteriores e na pressão homem a homem. Tal procedimento galvanizou a equipa, chegado a registar-se uma alternância na vantagem registada no placard. Os militares permitiram que os polícias desenvolvessem uma “intensa operação”, da qual resultava um ascendente em termos produtivos. Luís Magalhães, técnico do 1º de Agosto, baixou novas ordens, durante um desconto de tempo solicitado para colocar fim à ousadia dos jovens do Interior. Foi assim que os militares reorganizaram a estrutura táctica e apagaram a chama emergente dos polícias, com jogadas espectaculares em que se destacaram os afundanços de Joaquim Gomes “Kikas” e a execução técnica de Olímpio Cipriano, que ajudaram a fixar o resultado final em 101-93.O Cestinha da partida foi Euclides Camacho, do Interclube, com 22 pontos convertidos. Na ronda de hoje, o 1º de Agosto recebe o Promade de Cabinda quando forem 16 horas e o Interclube encontra-se com o ASA, às 18 horas.

Ficha Técnica

Pavilhão do Codemn, jogo pontuável para a primeira jornada do torneio Independência entre o 1º de Agosto e o Interclube, com público razoável e sob arbitragem do trio Iracelmo Pinto, Figueiredo Cruz e António Camane, as equipas alinharam da seguinte forma:1º de Agosto: Mayzer Alexandre (18), Armando Costa (4), Adilson Baza (9), Olímpio Cipriano (21), Joaquim Gomes (19), Felizardo Ambrósio (11), Vladimir Gerónimo (4), Francisco Jordão (7), Ilunga Muamba (7), Rodrigo Mascarenhas (1), Hermenegildo Santos (0) e Simão João (0).Técnico: Luís Magalhães, Interclube: Almeida Daniel (15), Francisco Sousa (0), Fabrice Mokootemapa (0), Jorge Tati (3), Wilson João (6), Vicente Neto (6), Yubi Major (12), Lifetu Selengue (2), Joaquim Xavier (14), Euclides Camacho (22), Simão Panzo (4) e Hugo Cristiano (9).Técnico: Apolinário Paquete Marcha do Marcador: 32-15, 51-36, 78-74 e 101-93.

Libolo testa hoje com Suzano no estágio

António de Brito, em São Paulo

Depois do adiamento do jogo na passada quarta-feira, devido ao compromisso do seu adversário no campeonato paulista, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul defronta hoje no quinto amistoso, em São Paulo, o Suzano, no quadro do estágio que efectua, no Brasil, tendo em conta a sua participação no Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, cujo início acontece daqui a 16 dias. Este será mais um jogo em que o Libolo vai procurar vencer, com a humildade que sempre lhe caracterizou, respeitando obviamente os seus adversários. O Suzano é o actual líder da segunda série do campeonato paulista, pelo que todo o cuidado da turma de Raul Duarte será pouco. Segunda-feira, no quarto jogo particular, a equipa angolana bateu, sem apelo nem agravo, o Hebraica FC, sexto colocado da segunda divisão do campeonato paulista de basquetebol, por confortáveis 84 - 46, quando ao intervalo vencia, por(44 - 24).O Libolo quebrou assim a invencibilidade do Hebraica FC, que não perdia há cinco jogos, em casa. A vitória do Libolo dispensa comentários, porque o técnico Raul Duarte projectou uma equipa sólida na defesa e éficaz no ataque, dificultando o sistema táctico do adversário. O extremo poste Leonel Paulo voltou a se destacar no Libolo, ao marcar 17 pontos, depois de já o ter feito na partida frente ao Jacareí, no qual converteu 14 pontos. O técnico adjunto do Recreativo do Libolo, Ricardo Rodrigues, disse que o jogo, com o Suzano poderá ser um bom teste para a equipa."Penso que com o Suzano será um bom jogo, por estar a liderar a segunda série do campeonato paulista de basquetebol", disse. Recorde-se que o estágio do Libolo, em São Paulo, termina no dia 16 do corrente mês.