Africa Basquetebol

09 agosto 2007

ANGOLA : Fundamentos técnicos dominam primeira sessão de treino da selecção feminina

Aníbal Moreira, treinador da selecção sénior feminina de basquetebol

Luanda, 09/08 - Fundamentos técnicos individual, defensivo, ofensivo e resistência mista dominaram a primeira semana de trabalhos da selecção nacional sénior feminina de basquetebol, que se prepara para o campeonato africano da categoria, a disputar-se no próximo ano, em Dakar (Senegal).

O treinador Aníbal Moreira realçou hoje à Angop a importância que se reveste para a participação do "cinco" angolano na competição continental, perspectivando ocupar um dos três primeiros lugares contra o sexto da prova anterior.

Problemas escolares, segundo o técnico, têm sido o principal obstáculo da presença das 17 jogadoras pré-seleccionadas para este compromisso africano. Apesar disso, assegurou que o programa será cumprido na íntegra, já que a partir da próxima semana vai se trabalhar em regime bi-diária.

"O nosso objectivo nesse momento é melhorar a condição física das atletas, uma vez que pretendemos que a equipa tenha uma defesa muito agressiva", disse.
A selecção nacional vai efectuar um estágio pré-competitivo em São Paulo, no Brasil, onde realizará cerca de 10 jogos com formações femininas locais.

Aníbal Moreira trabalha com as seguintes 17 jogadoras:

Bases - Domitila Ventura, Isabel Francisco e Catarina Canufal.
Extremos - Astride Vicente, Sónia Guadalupe, Ângela Cardoso, Indira José, Nadi Manuel e Samba Eduardo.
Extremo/Postes - Ernestina Neto, Felizarda Jorge, Nacissela Mauricio e Irene Guerreiro.
Postes - Maria Barbosa (Manu), Nguendula Filipe, Jacqueline Francisco e Luisa Makuto.