Africa Basquetebol

14 junho 2007

ANGOLA : Zonal (fem) - 1º de Agosto dá primeira ´´chapa 100``

Com Nachissela Maurício e Astrida Vicente a marcarem 18 pontos cada, o 1º de Agosto derrotou o Nets da Zâmbia, por 102-45, e alcançou hoje a terceira vitória consecutiva, primeira chapa 100, no torneio de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões de África em sénior feminino.

As duas jornadas do fim, as "militares", campeãs africanas, assumem-se como candidatas ao primeiro lugar. Até ao momento ainda não conheceram o sabor da derrota.

Depois de derrotar as duas equipas da casa (Desportivo de Maputo e USPI), também candidatas à qualificação, resta apenas o Interclube, na próxima jornada, como adversário a ter em conta, pois na última ronda o 1º de Agosto defrontará o lanterna vermelha (Lerotholi do Lesotho).

Hoje, com o técnico Aníbal Moreira descansado, passando boa parte do encontro a dialogar com o seu adjunto, as "militares" passearam classe no pavilhão do Estrela Vermelha.

Sem muito rigor táctico, as pupilas de Aníbal Moreira atingiram pela primeira vez a chapa 100, depois das vitórias sobre o USPI e Desportivo, ambas de Moçambique, por 60-55 e 54-46, respectivamente.
Na segunda parte, depois da vantagem de 42-16 ao intervalo, as experientes jogadoras angolanas, campeãs africanas em titulo, tomaram as rédeas do jogo sem uma rigorosa orientação técnica.
Aníbal Moreira limitava-se apenas a efectuar algumas substituições e aplaudir alguns lances, deixando para as atletas a iniciativa de jogo tanto na defesa como no ataque.
Segundo o treinador das "rubro-negras", a equipa tem quase garantida a qualificação, mas se perder com o Interclube na sexta-feira e as "policias", por sua vez, forem derrotadas pelo Desportivo de Maputo as contas complicam-se, pois as três equipas poderão terminar a prova com o mesmo número de pontos.

O Zonal decorre em Maputo (Mocambique) desde segunda-feira e encerra no sábado.