Africa Basquetebol

08 dezembro 2006

ANGOLA : Aníbal Moreira reconhece

O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, reconheceu que a campanha do “cinco nacional” no II Campeonato Africano de Basquetebol Feminino em Sub-20 que decorre em Maputo, capital moçambicana, não foi das melhores, porquanto o objectivo primário que era a passagem para a outra fase da competição não foi atingido.
“Nós fizemos tudo para poder estar na outra fase, mas infelizmente não fomos capazes de ultrapassar as sul-africanas que teoricamente eram as mais fracas. Portanto, foi uma campa-nha para esquecer…”.
Questionado sobre as causas que estiveram na base da péssima campanha do “cinco nacional”, Aníbal Moreira apontou o pouco tempo de preparação como sendo umas das principais causas do desaire por um lado e por outro, o facto da maioria das seleccionadas não estarem a jogar nas suas res-pectivas equipas, exceptuando as atletas do Grupo Desportivo O Maculusso, nomeadamente Vera Miguel, Yara dos Santos e Eva da Silva.
“A maioria destas atletas não competem nas suas equipas principais. Nós seleccionamos as atletas que nos davam garantias de uma prestação mais conseguida mais infelizmente as coisas correram mal. Temos que continuar a trabalhar”, finalizou Aníbal Moreira, visivelmente agastado com a prestação da Selecção Nacional que perseguia os três primeiros lugares.
Recorde-se que, a Selecção Nacional estreou-se com vitória na II edição do Campeonato Africano da categoria que decorre em Maputo, capital moçambicana, batendo a forte selecção do Senegal por 46-45.
Na jornada número dois perdeu para a selecção do Mali por 56-49. Contra a formação da casa, as angolanas não conseguiram evitar a segunda derrota consecutiva perdendo por 52-41.
Na derradeira jornada da primeira fase, a selecção nacional sucumbiu diante da África do Sul que até então não havia vencido qualquer jogo, por 48-44, num prélio em que as angolanas estiveram simplesmente irreconhecíveis. Com esta derrota Angola ficou arredada das meias-finais que arrancam hoje, sexta-feira.
Entretanto, o afastamento do combinado nacional não constitui surpresa para ninguém porquanto foi aquele que menos fez para poder estar entre as quatro primeiras classificadas.