Africa Basquetebol

02 novembro 2014

ANGOLA : Carlos Dinis minimiza alteração no calendário



Técnico principal do Atlético Sport Aviação ASA é contra a alteração sistemática do modelo de disputa do BAI Basket
Fotografia: Dombele Bernardo
O técnico principal do Atlético Sport Aviação (ASA), Carlos Dinis, mostrou-se indiferente com o novo figurino de disputa do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, que incorpora o modelo  dos play-offs, cujo arranque está previsto para o dia 21 do mês em curso.

Carlos Dinis defende que as próximas alterações devem ser aprovadas em assembleias do órgão reitor da modalidade, para se evitar que se façam modificações do modelo do campeonato nacional ao gosto de determinadas pessoas.
"Acho que foi um perca de tempo, porque o modelo anterior ou o actual, vai ganhar sempre a equipa que estiver melhor preparada . Entendo que o problema nunca esteve no modelo e acho que devemos ter a noção exacta do que nós somos. Temos um basquetebol para fazer muitos jogos e devo dizer que os treinadores angolanos estão habituados a programar  para fazer três a quatro jogos por semana".
De acordo ainda com o comandante da turma aviadora nos últimos vinte anos foram feitas alterações no sistema de disputado do campeonato nacional sempre ao gosta de determinadas pessoas.
"Penso que estão a tentar tapar o sol com peneira. Arranjaram um problema onde não existia problema, e se reparar nos últimos vinte anos sempre se mudou o sistema consoante ao gosto de determinadas pessoas e isso não pode continuar assim. Por isso, defendo que as próximas mexidas devem ser aprovadas em assembleias, porque é uma brincadeira de mau gosto.Depois mexesse numa coisa que não trás nem mais nem menos valia, portanto, esse sistema ou outro é tudo igual".
Um dos motivos avançados pelo pelos treinadores para a alteração do modelo de disputa do "Nacional" prende-se com o facto de em determinadas fases prova a equipas efectuarem três a quatro jogos por semana, situação que Carlos Dinis discorda em completo.
"Sinceramente, eu não sei se isso é verdade. O grande problema é que alguns treinadores não estão habituados a isso e queixam-se do número de jogo mas, na verdade isso prende-se com facto de no modelo anterior o campeão ser encontrado a três jornadas do fim. No actual modelo também pode acontecer que uma equipa consiga uma vassourada, ou seja, fazer quatro zero e encerrar a competição".
Ao finalizar, Carlos Dinis defende a realização de maior número de jogos durante a época desportiva para permitir que os atletas possam atingir níveis altos.

Nova época
Aviadores cumprem estágio em Portugal
 
A formação do Atlético Sport Aviação (ASA) cumpriu ontem o seu quarto dia de estágio pré-competitivo que efectua em Lisboa, Portugal, visando a nova época desportiva 2014/2015 que começa a 21 do mês em curso.
Sem ainda o grupo completo, devido a problemas burocráticos, Carlos Dinis vai aproveitar as próximas duas semanas para dotar a equipa de maior rodagem competitiva, visando uma época auspiciosa.
Na capital lusa, a equipa aviadora vai efectuar três jogos de controlo  com formações locais, de acordo com Carlos Dinis.
"Temos marcado em princípio três jogos de controlo. Vamos aproveitar para fazer uma preparação que nos permita fazer um bom arranque de campeonato", augurou o técnico Carlos Dinis, que procura montar uma nova equipa, em face da sangria que sofreu na última temporada.
Entretanto, a área técnica da Federação Angolana de Basquetebol vai efectuar nos próximos dias o sorteio da 37ª edição do Campeonato Nacional, vulgo BAI Basket.
A Casa do Pessoal do Porto do Lobito que ascendeu recentemente a primeira divisão, pode desistir da competição, devido a problemas financeiros.
A formação lobitanga pode ser substituída pela Marinha de Guerra, segundo fez saber, Nuno Teixeira, director técnico da FAB.
A direcção da Casa do Pessoal do Porto do Lobito tem até ao dia de amanhã para confirmar a sua presença na prova, caso contrário, vai ser excluída da competição.
M.C