Africa Basquetebol

14 março 2013

ANGOLA : Interclube e 1º de Agosto decidem passe as "meias"


Interclube recebe amanhã o 1º de Agosto na segunda mão dos quarto-de-final
Fotografia: M.Machangongo
Interclube e 1º de Agosto efectuam hoje a projecção do jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Taça de Angola em seniores masculinos, a disputar-se amanhã, a partir das 18h00, no 28 de Fevereiro. O resultado equilibrado da primeira partida, disputada na última terça-feira (96-91), obriga as duas equipas a fazerem um jogo cauteloso, de modo a concretizar o apuramento para as meias-finais.

Com Carlos Almeida, Kikas e Miler Cerdrick Ison em bom momento de forma desportiva, o técnico do 1º de Agosto, Paulo Macedo, tem em sua posse os meios necessários para encurtar a corrida para a conquista do troféu que está em posse da sua formação. Lançamentos exteriores e jogadas de penetração dominaram ontem os treinos da equipa do Rio Seco. Paulo Macedo não poupou esforços na combinação de diferentes esquemas tácticos para o esperado embate de amanhã.
A experiência do jogo anterior, no qual a tónica dominante foi o equilíbrio, levaram a equipa técnica militar adoptar uma estratégia que valorize os lançamentos exteriores. Paulo Macedo e pupilos querem evitar os 54 pontos sofridos no final da primeira parte do jogo anterior e distanciarem-se dos polícias. O técnico do Interclube, Alberto de Carvalho “Ginguba”, que na presente época já se superiorizou ao detentor do troféu, deseja redimir-se do mau resultado fora de portas. Os polícias treinaram ontem no campo das oficinas dos Bombeiros para corrigir as falhas defensivas que estiveram na base do desaire nos minutos finais do jogo da primeira mão.
Ginguba tem como missão evitar que a equipa volte a sucumbir diante dos militares, como sucedeu no jogo da final da edição passada, na altura às ordens do técnico José Carlos Guimarães. Para tal, reitera o espírito de grupo na equipa, ao contrário do que sucedeu em algumas fases do primeiro jogo, em que atletas como Milton Barros, Roderick Neal, Jorge Tati e Lifetu Selengue debilitavam o ataque com acções individuais. Noutras partidas dos quartos-de-finais, o Vila Clotilde prepara-se para se voltar a impor ao Atlético Sport Aviação. No jogo da primeira mão, venceu por 106-102. O Atlético Petróleos de Luanda tem a tarefa facilitada diante da Universidade Lusíada, depois da vitória no primeiro jogo por 102-80. O Recreativo do Libolo defronta o Progresso do Sambizanga, depois de vencer a primeira partida por 90-50.