Africa Basquetebol

12 fevereiro 2013

ANGOLA : Interclube e Petro partilham liderança


Tricolores e polícias deixam para trás os concorrentes Recreativo do Libolo e 1º de Agosto nesta fase regular da competição

Fotografia: Nuno Flash
O Interclube e o Petro de Lunada lideram, com 32 pontos, à entrada da nona e última jornada da segunda volta da fase regular, a classificação do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, BAI-Basket´2013.
Os polícias, sob a batuta de Alberto de Carvalho “Ginguba”, coadjuvado por Manuel Sousa “Necas”, claudicaram apenas no arranque da segunda volta ante o Recreativo do Libolo, depois de terem feito uma primeira volta sem derrotas e somado 18 pontos.
O Petro de Luanda, comandado por Lazare Adingono, apesar do mesmo número de pontos, é até ao momento, a única equipa cem por cento triunfante nesta segunda volta.
Na dupla jornada do fim-de-semana, Carlos Morais, Paulo Santana, Hermenegildo M´bunga, Leonel Paulo e companheiros superiorizaram-se ao 1º de Agosto, por 82-81, e ao Recreativo do Libolo, 103-96.
Os azuis e brancos e tricolores são os únicos conjuntos do BAI-Basket’2013 com menos perdas. Em 17 encontros somam 15 vitórias e duas derrotas.
O terceiro lugar é ocupado pelo 1º de Agosto, campeão africano, com 30 pontos. Os militares do Rio Seco, comandados por Paulo Macedo, venceram 13 dos 17 jogos e perderam quatro. A quarta posição é ocupada pelo campeão nacional, Recreativo do Libolo treinado por Luís Magalhães, com 29 pontos. Dos quatro candidatos à conquista do troféu de campeão nacional, é o que perdei mais jogos, cinco, e soma 12 vitórias. No quinto posto ­está o Atlético Sport Aviação (ASA), com 25 pontos, resultantes de oito vitórias e sete derrotas. A Universidade Lusíada é sexta. O Vila Clotilde é sétimo, o Progresso do Sambizanga, está na oitava posição, o CDUAN é nono e o Clube Amigos de Viana último. A segunda fase do campeonato arranca a 22 de Fevereiro, onde são disputadas as séries A e B. Depois desta fase, joga-se a final a quatro, onde é disputado o troféu.