Africa Basquetebol

16 outubro 2012

ANGOLA : Lutonda é homenageado hoje


Base coloca fim à carreira cheia de êxitos

Fotografia: Jornal de Angola
A direcção do 1º de Agosto homenageia hoje, às 19h00, no Pavilhão do CODENM, o basquetebolista Miguel Timóteo Pontes Lutonda pelos feitos alcançados individualmente durante os 26 anos de carreira, e pelo contributo dado, em 13 anos, ao engrandecimento da modalidade no clube.
Os dirigentes do Clube Central das Forças Armadas Angolanas vão reconhecer e celebrar as conquistas daquele que é considerado o melhor jogador da “nação rubro e negra” da primeira década do milénio.
Chegado ao clube militar em 1998, vindo do Atlético Sport Aviação (ASA), onde conquistou dois títulos de campeão nacional seniores masculinos, em 1996 e 1997, Miguel Lutonda, agora com 41 anos, não tardou em confirmar os créditos desportivos.
Esta noite, no intervalo do jogo entre 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, marcado para as 19h00, o “General”, como é tratado nas hostes militares, despede-se oficialmente das quadras e abraça novas funções, como treinador dos escalões de formação no clube do coração. Em declarações ao Jornal de Angola, Lutonda revelou ser adepto do 1º de Agosto “desde pequenino, e por gostar muito de ver o kota Ndunguidi a jogar”.
Com um percurso desportivo brilhante, foi eleito melhor jogador de África, MVP, em 2001 e 2003, nos Afrobasket de Marrocos e do Egipto. Mostrou o seu talento pelas quadras de basquetebol de Angola e do Mundo.O génio de 1,86 metros, que alinhava na posição de base, assume que é difícil abandonar os campos, mas é de opinião que “a idade não perdoa e temos de escolher o momento certo para abandonar”. Lutonda revelou que “não esperava ser homenageado pelo clube, porque foram muitos os jogadores que por aqui passaram, e sinceramente não estava à espera”.
Na brilhante carreira o “General” ganhou 11 títulos nacionais e vários provinciais, Taças de Angola, Supertaças, seis Taças dos Clubes Campeões Africanos, cinco Afrobasket, uma Supertaça Compal, um torneio Vitorino Cunha e dois torneios da Rádio e Televisão Portuguesa (RTP).