Africa Basquetebol

10 julho 2015

ANGOLA : Benjamin Avô lamenta afastamento de Cipriano



Esta é a segunda vez que Cipriano falha esta competição por lesão depois de 2011
Fotografia: Jornal dos Desportos
O treinador adjunto do Petro de Luanda, Benjamin Ukwamba "Avô", lamentou o afastamento do extremo Olímpio Cipriano da pré-selecção nacional de basquetebol sénior masculina por questões de saúde. O extremo recupera de uma lesão no braço esquerdo sofrido nos play-off do Bic-basket'2015.
O antigo base do combinado angolano afirmou que a capacidade e as qualidades do jogador do Recreativo do Líbolo são difíceis de ser colmatadas por falta de experiência dos novos integrantes.
“Sei que o Olímpio arrastou-se no último campeonato nacional, mas pensava que pudesse recuperar para dar a contribuição no Afrobasket'2015, principalmente, pela sua capacidade e experiência”, disse.
Para colmatar a ausência de Olímpio Cipriano, Benjamin Ukwamba “Avô” ressalta que "a selecção nacional vai precisar de bons lançadores" para a conquista do Afrobasket2015, na Tunísia.
Quanto aos novos convocados do treinador Moncho López, para substituir Olímpio Cipriano, no caso o base Bráulio Morais (Libolo) e o extremo Malick Cissé (1º de Agosto), o técnico campeão nacional referiu que o jogador do 1º de Agosto é o substituto natural de Cipriano, por se tratar de um extremo, ao passo que o base do Libolo vai aumentar a concorrência na posição, embora possa jogar também a base-extremo e aumentar o número de jogadores para os amistosos, uma vez que Silvio Souza pode juntar-se tarde.

Esta é a segunda vez que Cipriano falha esta competição por lesão depois de 2011, no Madagáscar, edição em que Angola perdeu o título que detinha ininterruptamente desde 1999.

O Afrobasket2015 vai decorrer de 19 a 30 de Agosto na Tunísia. Os campeões africanos estão inseridos na Série B e estreiam-se diante de Moçambique, dia 19 de Agosto, seguindo-se as congéneres do Marrocos e Senegal.