Africa Basquetebol

09 fevereiro 2015

ANGOLA : FAB indica hoje novo seleccionador



Paulo Macedo deixa a selecção sénior masculina depois do resgate do título
Fotografia: Jornal dos Desportos
O novo seleccionador sénior masculino de basquetebol é indicado hoje, na reunião dos membros de direcção da Federação Angolana da modalidade a ter lugar na sede social da instituição, à Cidadela Desportiva. Paulo Madeira e companhia pretendem definir a equipa técnica do cinco nacional que vai substituir o também treinador do 1º de Agosto, Paulo Macedo.
Em declarações à Angop, o secretário-geral da instituição, Tony Sofrimento, informou que “o encontro serve para escolher o novo seleccionador nacional e agendar a conferência de imprensa para apresentação da equipa técnica”.
Toni Sofrimento ressaltou, que face à responsabilidade do seleccionador nacional, a apresentação da equipa técnica deve ser feita amanhã ou na quarta-feira, numa das unidades hoteleiras da cidade de Luanda.
Para além da indicação do seleccionador nacional, os membros de direcção da FAB vão discutir outros assuntos ligados às selecções nacionais, com prioridade para os campeões africanos em seniores masculino, que disputam o zonal de apuramento aos Jogos Africanos, em Harare (Zimbabwe), de 22 a 28 deste mês.
O técnico Paulo Macedo, que orientou Angola no Campeonato do Mundo de 2014, em Espanha, anunciou durante a competição indisponibilidade em continuar à frente da selecção nacional. Entre os nomes apontados para  substituir Paulo Macedo, está o do treinador do Recreativo de Libolo na “pole position”. Norberto Alves apresenta indicadores acima dos concorrentes. A conquista do título africano de clube em Sfax, Tunísia, elevou a “competência” para assumir o cargo.
Além de Angola, vão disputar o zonal as selecções do Zimbabwe, África do Sul e Ilhas Seycheles. Apenas o primeiro classificado se qualifica para os Jogos Africanos do Congo.

BIC BASKET
O 1º de Agosto derrotou o Interclube por 85-69, no pavilhão Victorino Cunha, em Luanda, em jogo para a sexta jornada da segunda volta do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol (BIC Basket).
Ao intervalo, os “militares” venciam os “polícias” apenas por um ponto de diferença (43-42).Com esta vitória, o 1º de Agosto consolida a liderança do campeonato nacional com 31 pontos, enquanto o seu opositor  mantém-se na quarta posição, com 22 pontos.Para a mesma jornada, o Progresso do Sambizanga perdeu no pavilhão anexo da Cidadela, com o Sporting de Benguela por 76-81.