Africa Basquetebol

03 fevereiro 2015

CABO VERDE : Conflito entre ABSV e gestão do polidesportivo: Campeonato de basquetebol suspenso em S. Vicente

O campeonato de basquetebol de S. Vicente está suspenso devido a um conflito entre a ABSV e o gestor do polidesportivo de Monte Sossego. Segundo Sofia Silva, presidente da Associação de Basquetebol de S. Vicente, a prova encontra-se em “stand-by” porque Jorge “Faca” Graça decidiu bloquear o acesso das equipas ao campo desde sábado passado, por causa de uma dívida da época transacta – e cujo pagamento foi assumido pelo presidente da autarquia mindelense.

“Era para iniciarmos o campeonato no passado sábado. Mas, para nosso espanto, encontrámos a porta trancada e foi impossível conseguirmos autorização do gestor para termos acesso ao recinto. Ele alega que temos dívidas em atraso, mas a única dívida que temos é da temporada passada. E ele sabe que o Dr. Augusto Neves garantiu que esse valor seria pago pela Câmara”, conta Silva, que acusa Faca de querer “fazer negócio” com o polidesportivo em vez de se preocupar com o desenvolvimento das modalidades de salão.
“Ele pede dinheiro por tudo e por nada, até quando fazemos jogos de dia. Se um jogador vai fazer uns meros lançamentos, cobra-lhe quatrocentos escudos por hora. No entanto, o campo está sujo, a electricificação é deficiente, as tabelas precisam de manutenção, falta água nos balneários”, enumera a responsável da ABSV. Preocupada com a situação, Sofia Silva não sabe quando poderá iniciar o campeonato e receia os impactos que esse atraso pode provocar no calendário das competições e no ânimo dos clubes.
“Vamos tentar marcar uma reunião com o presidente da CMSV porque a situação é séria. Não podemos ficar à mercê dos caprichos do sr. Jorge Graça, quando o que está em causa é o presente e o futuro do basquetebol”, salienta a presidente da ABSV, que está a pensar mobilizar os jogadores para uma manifestação pública à porta da Câmara de S. Vicente e em frente à casa do vereador da Cultura e Desportos, Humberto Lélis. Para Sofia Silva, a primeira culpada pelo estado em que o polidesportivo de Monte Sossego se encontra é a autarquia mindelense.
A situação pode não ser tão delicada quanto pensa a presidente da ABSV. Confrontado com as críticas de Sofia Silva, o gestor do polidesportivo de Monte Sossego explica que o campo estava fechado porque não foi informado da data do campeonato. Jorge Graça afirma que esteve no recinto no passado sábado e ninguém lhe disse que haveria jogos nesse dia.
O gestor do polidesportivo garante que não foi sua intenção bloquear os jogos de basquetebol. Contudo, não esquece de advertir, no entanto, que a ABSV tem em dívida uma conta relacionada com quatro jogos da Taça de S. Vicente – e ele quer receber esse montante. Segundo Graça, se essa conta for saldada não haverá nenhum problema entre a gestão do campo e a ABSV.
“Ninguém aqui está a fazer negócio com o polidesportivo. Antes de assumirmos a responsabilidade do recinto, o anterior gestor costumava tirar dinheiro do seu bolso para pagar despesas com a energia. Nós não temos essa possibilidade nem faz sentido que seja o gestor a assumir despesas do uso do recinto”, defende Graça, que diz não ter como resolver problemas da manutenção das tabelas e da iluminação do campo.
“Pedimos uma factura pró-forma para substituirmos as lâmpadas por led e fomos informados de que cada led custa quarenta contos. Precisamos de seis leds, pelo menos”, elucida Graça, relembrando que o campo tem as suas despesas e não gera lucro porque há quem use e não goste de pagar.
Segundo Jorge Graça, a ABSV pode organizar os jogos desde que salde a dívida resultante da Taça de S. Vicente. Só que Sofia Silva garante que a ABSV tem pago todas as despesas contraídas nesta época.
O campeonato de basquetebol de S. Vicente deveria começar a 24 de Janeiro e terminar a segunda volta a 11 de Abril. A primeira partida da fase dos Play-off estava marcada para 18 de Abril. Até este momento, a ABSV já organizou a Supertaça e o Torneio de Abertura, que foram vencidos pelo Mindel Vets e a Académica do Mindelo, respectivamente.