Africa Basquetebol

14 janeiro 2015

ANGOLA : 1º de Agosto consente primeiro desaire



Apesar da derrota Clube Central das Forças Armadas Angolanos partilha a liderança com os petrolíferos da capital ambos com 17 pontos
Fotografia: José Cola
O Atlético Sport Aviação (ASA) recebeu e venceu ontem, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, a formação do 1º de Agosto, por 79-76, em partida de acerto de calendário da primeira volta da fase regular da 37ª edição do BIC Basket, quando ao intervalo vencia já por escassos dois pontos de diferença (37-35).
A turma aviadora voltou a demonstrar, ontem, que o terceiro lugar que ocupava à entrada desta jornada na tabela classificativa não era obra do acaso.
Bastante determinada quer nas acções defensivas, quer nas acções ofensivas, a formação do Aeroporto jogou de igual para igual com a poderosa equipa militar, fundamentalmente, nos três primeiros períodos.
Depois de ter perdido o primeiro quarto, por apenas dois pontos (18-20), os pupilos de Carlos Dinis, que normalmente fazem vida cara às chamadas equipas grandes, conseguiram superiorizar-se no segundo quarto, alcançando um parcial de 19-15, o que perfez 37-35, ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor da equipa rubro e negra.
Os militares, que estiveram no máximo da sua força, com destaque para o regresso de Edmir Lucas e Reggie Moore, voltaram a sentir imensas dificuldades para ultrapassar a cortina defensiva dos aviadores, apesar de conseguirem um parcial de 20-18. Ao fim do deste quarto, as equipas encontravam-se empatadas a 55 pontos.
Liderados pelo extremo base Mayzer Alexandre, o Atlético Sport Aviação (ASA) manteve o comando das operações, ante apatia dos pupilos de Paulo Macedo que não conseguiam reagir a determinação da equipa aviadora.O internacional angolano, Edson Ndoniema, e o norte-americano Roderick Nealy, foram os mais inconformados da equipa rubro e negra, ao anotarem 14 e 17 pontos, respectivamente.
Sem o jovem Hermenegildo Santos, a condução do jogo ofensivo dos militares foi assumido pelo experiente base Armando Costa que, no entanto, esteve muito longe das suas potencialidades, além do Francisco Sousa, que também passou ao lado do jogo.

A vitória da turma aviadora não sofre qualquer contestação, porquanto foi a equipa que melhor explorou os erros do adversário.O trio de arbitragem, constituído por Francisco Pacheco, Clésio Francisco e António Camana, com um ou outro erro, não teve influência no resultado final. Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto partilham a liderança do BIC Basket, ambos com 17 pontos, seguido do Atlético Sport Aviação (ASA), com 15 pontos.Ainda ontem, para o acerto de calendário, o Recreativo do Libolo recebeu e venceu o Comité Desportivo da Marinha de Guerra, por 77-58.

EQUIPA                    J         V       D     PM-PS            Pts
1º Petro                   09       08      1    849-580           17
2º 1º de Agosto       09        08      1    849-631           17
3º ASA                    09        06     03  709-696            15
4º Progresso           09        03     06   581-703            12
5º Sporting             09        03     06   732-820            12
6º Lusíada              08        02      06   595-722            11
7º Vila                   09        02       07   648-777            1
8º Marinha            09          02       07  568-669            11
9º Interclube         07          03       04  646-573            10
10º Libolo              05         05       00  465-369            10
 
FICHA TÉCNICA
Pavilhão Anexo: Pouco públicoComissário:Domingos Simão
Arbitragem: Francisco Pacheco, Clésio Francisco e António Camana

ASA: Adilson Baza (0), Mariano Manuel (2), Wilson João (2), Vasco Estêvão (8), Sebastião Quicuame (3), Mayzer Alexandre (17), Wilson Carvalho (0), Mussa Kaba (0), Egídio Ventura (19), Zola Paulo (8), Carlos Cabral (20). 
TREINADOR: Carlos Dinis

1ºDE AGOSTO:  Francisco Sousa (8), Edson Ndoniema (14), Armando Costa (7), Edmir Lucas (0), Reggie Moore (6), Joaquim Gomes Kikas (2), Mutu Fonseca (6), Agostinho Coelho (0), Islando Manuel (7), Roderick Nealy (17).
TREINADOR
: Paulo Macedo

MARCHA DO MARCADOR:18-20, 37-35, 55-55, 79-76

DECLARAÇÕES DO TÉCNICOS
Carlos Dinis (ASA)
“Cometemos pouco erros”

O técnico do ASA, Carlos Dinis, era um homem visivelmente satisfeito com o triunfo da sua equipa sobre o todo poderoso 1º de Agosto, a quem venceu por 79-76.“Os meus jogadores estão de parabéns por conseguirem interpretar bem tudo o que a equipa técnica orientou. Hoje, felizmente, cometemos poucos erros e isso contribuiu para a nossa vitória. Vamos continuar a trabalhar a fim de conseguirmos mais triunfos”, disse.

Paulo Macedo (1º de Agosto)
“Estivemos muito mal”

Paulo Macedo, timoneiro principal do 1º de Agosto, lamentou a ausência do jovem base Hermenegildo Santos, tendo reconhecido por outro lado, que a sua equipa esteve mal em todos os capítulos.
“Sinceramente hoje (ontem) estivemos muito mal. Defendemos e atacamos muito mal. A equipa esteve irreconhecível”.

DESEJO - Necas quer regressar à alta competição
Manuel Sousa “Necas”, antigo internacional angolano, hoje treinador, pretende regressar o mais breve possível à alta competição. O desejo do ex-técnico da equipa sénior feminina do Grupo Desportivo Interclube foi manifestado ao Jornal dos Desportos, na última sexta-feira, em Malanje,  logo após a disputa da Supertaça, em que a equipa da Polícia  saiu derrotada, por 74-77, frente a arqui-rival, 1º de Agosto.
Depois de ter conquistado a Taça dos Clubes Campeões Africanos em Sfax, Tunísia, em Dezembro, ao bater na final a formação do 1º de Agosto, por 75-74, o antigo triplista da Selecção Nacional foi substituído do cargo de treinador principal do Grupo Desportivo Interclube pelo moçambicano Nasir Salé.
Apesar da passagem relâmpago pela equipa adstrita à Polícia Nacional, que conta nesta altura com quatro troféus da Taça dos Clubes Campeões Africanos, Manuel Sousa “Necas” afirmou que deixa a agremiação com o sentimento do dever cumprido, pese embora, ter perdido a final da Supertaça, prova disputada no Pavilhão Palanca Negra Gigante, em Malanje.
“Antes de mais gostaria de dar os parabéns ao 1º de Agosto pela conquista da Supertaça. Penso que as duas equipas estiveram em bom plano e conseguimos proporcionar um bom espectáculo de basquetebol. Foi um verdadeiro hino de basquetebol. Aliás, foi com este propósito que eu entrei e devolver a mística do basquetebol feminino do Interclube e conseguimos”.   Necas que sempre trabalhou com os masculinos, deste os seniores aos escalões de formação, afirmou que foi uma boa experiência.
“Penso que a minha curta passagem foi de todo positivo e foi naturalmente, o catapultar uma nova carreira porque como sabe estive afastado dos seniores durante largos anos e esta minha passagem deu para tirar a ferrugem digamos assim, e agora é só dar sequência de tudo de bom que fiz  a trabalhar com esta equipa com ajuda dos meus companheiros para quando me aparecer uma nova oportunidade de trabalhar com uma equipa masculina sénior para eu continuar o trabalho que tem estado a fazer até agora”.
Apesar de ser funcionário do Grupo Desportivo Interclube, Manuel Sousa “Necas” não escondeu o desejo de representar um outro emblema.
"Sou funcionário do clube e a prioridade é sempre para o emblema na qual estou vinculado. Estou disposto a trabalhar com quem quer que seja a nível dos seniores masculinos e obviamente estou à espera de uma oportunidade”.
Ao finalizar, Manuel Sousa “Necas” desejou sorte ao novo técnico, Nasir Salé, e prometeu dar todo o seu apoio caso seja solicitado.
M.C