Africa Basquetebol

12 janeiro 2015

ANGOLA : Kwata Kanawa enaltece Supertaça



Governador de Malanje revelou intenção de organizar evento de grande magnitude como a Supertaça
Fotografia: Jornal Desportos
O governador da província de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa,” garantiu a disponibilidade do “executivo” em colaborar com a Federação Angolana de Basquetebol e os agentes desportivos em prole da massificação e desenvolvimento da modalidade na região.

Em declarações à imprensa, no final da Supertaça Wlademiro Romero, em que o Atlético Petróleos de Luanda venceu o Clube Desportivo e Recreativo do Libolo por 88-75, o titular do poder executivo na província da Palanca Negra Gigante exteriorizou o  regozijo pelo facto do público local ter sido contemplado com a realização da prova da “bola ao cesto” nacional. Norberto dos Santos garantiu o empenho pessoal na criação de condições para a massificação do basquetebol na província.
“O público foi brindado com basquetebol de luxo e todos estamos regozijados pelo facto de Malanje ser escolhida para albergar este grande evento desportivo”; referiu.

As excelentes condições do Pavilhão Palanca Negra e outras infra-estruturas que Malanje apresenta são no dizer do governador, alguns dos pressupostos para que um programa de raiz seja implementado. Agora, os entendidos na matéria devem encontrar um terreno fértil para que, num futuro próximo, a província possa ter sempre uma palavra a dizer no que concerne ao desenvolvimento do basquetebol.
O governador provincial reconhece o esforço feito pela Associação Provincial, do qual resulta a temerária prática da modalidade. Kwata Kanawa defende uma parceria mais estreita com o órgão reitor nacional para que o público possa voltar a beneficiar de basquetebol de luxo. O mandatário do governo ressaltou que os eventos do género representam um incentivo à camada juvenil para enveredar por uma carreira desportiva coroada de êxitos.
Norberto dos Santos revelou a sua ligação permanente com o desporto nacional. O governante disse que tem acompanhado o Campeonato Nacional pela televisão e outros órgãos de comunicação social. A realização de provas da maior competição desportiva na província sobre sua jurisdição sempre foi um desejo do seu governo “para que o público possa ver basquetebol de luxo com maior frequência”.
O trabalho levado à cabo pela Federação, Associação provincial e órgãos de comunicação social convergiram para que a Taça Wlademiro Romero fosse um sucesso, de acordo com Norberto dos Santos “Kwata Kanaua”.
“A prova teve uma excelente organização, da qual podemos orgulhar-nos e perspectivar outras iniciativas que se reflictam no desenvolvimento desta modalidade na província”, disse.
O governador provincial apelou ao vínculo profissional entre as várias envolvências para que se traduzam em ganhos progressivos do desporto nacional.
“Felicitar a Federação e todos quanto tornaram possível esta prova na nossa província”, disse o governador.

AMBIÇÃO
Paulo Madeira incentiva agentes de Malanje

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira, exortou no último fim-de-semana os agentes desportivos de Malanje a mobilizarem-se e motivar a camada jovem à prática da modalidade para que possam surgir equipas legalizadas junto da FAB, a fim de participar das provas nacionais.
Paulo Madeira, que falava antes da abertura da Supertaça Wlademiro Romero, disputada no Pavilhão Palanca Negra, de nove  a dez do corrente, disse que a Federação está aberta para apoiar projectos, desde que sejam “viáveis, sustentáveis e organizados”.
O dirigente desportivo assegurou que para a materialização de projectos de massificação e desenvolvimento do basquetebol na província “é importante que se tenha à frente pessoas responsáveis para assumir a estrutura e a continuidade dos programas gizados”.
Para Paulo Madeira, não se  justifica que uma província como Malanje, com certo potencial em infra-estruturas desportivas e com a sensibilidade e apoio do governo, não se pratique modalidades tal como a FAB pretende.
O número “um” da FAB acrescentou que a província de Malanje tem todas as condições para a prática do basquetebol se tiver em conta a existência de quadras polidesportivas, na cidade, sobretudo, nas escolas, para além do Pavilhão Palanca Negra, uma infra-estrutura com  padrões internacionais,
Paulo Madeira disse que falta trabalho e para tal é necessário que os agentes desportivos ligados à modalidade apostem na juventude mobilizando-a para que surjam clubes locais.
O governador da província de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, felicitou a Federação Angolana de Basquetebol(FAB) pela disponibilidade de levar a Malanje as emoções da Supertaça Wlademiro Romero.
O governante, que entregou o troféu à esposa do malogrado treinador, disse que a FAB e os clubes mostraram aos habitantes de Malanje o basquetebol de luxo que muita gente está habituada a ver na televisão.
VENÂNCIO VICTOR -MALANJE