Africa Basquetebol

09 janeiro 2015

ANGOLA : Inter e 1º de Agosto reeditam final



Malanje testemunha ao princípio da noite de hoje basquetebol de primeira água para a decisão da supertaça
Fotografia: Jornal dos Desportos
As formações do Grupo Desportivo Interclube e do 1º de Agosto reeditam a final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Sfax, Tunísia, quando se defrontarem hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Palanca Negra Gigante, na província de Malanje, desta vez para a decisão da Supertaça em basquetebol sénior feminino.
Depois de se terem defrontado para a decisão do anel continental em Sfax, com vitória (75-74)  para a formação adstrita à Polícia Nacional, que somou o seu quarto título na Taça dos Clubes Campeões Africanos, policias e militares focalizam esta noite, no Pavilhão Palanca Negra Gigante, as atenções dos amantes da “bola ao cesto”.
A equipa rubro e negra ainda não digeriu na totalidade o desaire sofrido na Tunísia, daí que, a partida de logo mais está a ser aguardada com muita expectativa, não apenas no seios das jogadoras, mas também a nível das duas massas associativas.
Jaime Covilhã, técnico principal do Clube 1º de Agosto, tem a seu dispor todas as suas unidades para o embate desta noite.
 Apesar de reconhecer as potencialidades das polícias, orientadas por Manuel Sousa “Necas”, as militares não pensam noutro resultado senão na vitória. Aliás, a partida desta noite pode servir de ajuste de contas.
O técnico militar tem ensaiado os mais variados diagramas ofensivos e defensivos para poder suplantar a equipa adversária na final de mais logo, prova que abre oficialmente a época desportiva  nacional.
A experiente Nacissela Maurício, extremo base, vai ter a missão de orientar as  companheiras durante a partida que se espera muito equilibrada, a julgar pelo potencial das duas agremiações, por sinal, as melhores do país e do continente berço da humanidade.
Do lado da turma da Polícia, o moral está em alta, depois da consagração na Taça dos Clubes campeões Africanos.
Manuel Sousa “Necas”, técnico que vai orientar pela última vez a formação do Grupo Desportivo Interclube, porque a direcção do clube  contratou  o moçambicano Nasir Salé para dirigir a equipa, durante a época desportiva 2014/2015.
Responsável pela conquista do quarto título africano, o antigo internacional angolano pretende fechar com chave de ouro a sua passagem pela equipa sénior feminina do Interclube.
A formação da Polícia que na época passada perdeu o Campeonato Nacional e a Taça de Angola vai procurar inverter o quadro, vencer esta noite a prova que marca a abertura da época.
Entretanto, as duas colectividades estão praticamente ambientadas  ao clima da cidade de Malanje. O reconhecimento do Pavilhão Palanca Negra Gigante, palco  da final da Supertaça,  aconteceu ontem.
O Pavilhão  vai seguramente lotar, dado que vão estar em “confronto” duas das melhores equipas do país e do continente africano, no que ao basquetebol diz respeito.

Supertaça - Recreativo do Libolo desembarca hoje em Malanje

A comitiva do Recreativo do Libolo chega apenas hoje a província de Malanje, proveniente da capital do país, a fim de defrontar amanhã, no Pavilhão Palanca Negra Gigante, a formação do Atlético Petróleos de Luanda, para a decisão da final da Supertaça Wlademiro Romero.
Na delegação dos campeões nacionais destacam-se as presenças de Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Braúlio Morais e Francisco Machado, todos a recuperarem da intervenção cirúrgica a que foram submetidos no final da época transacta.
Apesar de integrarem a comitiva, os referidos atletas não vão actuar pelo grémio de Calulo,   até porque  ainda não foram inscritos na Federação Angolana de Basquetebol, para a época  2014/2015. Moralizados com o triunfo de terça-feira, no  desafio com o Grupo Desportivo Interclube, a quem venceram por 113-108, os libolenses tencionam amanhã suplantar os petrolíferos da capital que foram copiosamente batidos pelo 1º de Agosto, por expressivos 102-74.
Emanuel Trovoada, adjunto de  Norberto Alves, apesar das limitações no seu plantel acredita num desfecho favorável à sua equipa. “Como sabem, nós estamos limitados, mas ainda assim, tudo faremos para conquistarmos a Supertaça Wlademiro Romero, apesar de reconhecermos o poderio dos petrolíferos da capital”, disse antigo treinador do Sporting de Benguela que se transferiu para o representante da vila de Calulo no início da época 2014/2015.
A final acontece amanhã, no Pavilhão  Palanca Negra Gigante, a partir das 18h00.
M.C

Malanje - Técnico Nazir Salé  apresentado hoje
O novo técnico da equipa sénior feminina de basquetebol do Interclube, Nasir Salé, vai ser  apresentado  às atletas, hoje, em Malanje, logo após a disputada da Supertaça.
O facto foi dado a conhecer na quarta-feira, à Angop, pelo vice-presidente do clube da polícia, Miguel António “Camuloji”, tendo garantido que desde a chegada do técnico, na passada segunda-feira, não se realizou nenhum encontro com as atletas.
“O novo treinador vai ter contacto com a equipa apenas no final do jogo da Supertaça, em Malanje”, disse.
O responsável da formação afecta ao Ministério do Interior disse ainda que o grupo está preparado para o jogo da Supertaça e que  vai entrar motivado, depois de conquistar a Taça dos Clubes Campeões, frente ao mesmo adversário.
Aos 49 anos de idade, 32 dos quais dedicados à modalidade da bola ao cesto, Nazir Salé conta no  palmarés com três títulos de campeão africano de clubes e vários títulos nacionais.

 Nasir Ismael Issufo Salé começou em 1982 a  carreira, na cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, onde nasceu. No seu país, orientou o Ferroviário de Pemba, Desportivo de Pemba, Maxaquene, Ferroviário de Maputo, Desportivo de Maputo (foi bicampeão africano) e a Liga Muçulmana (foi campeão africano).