Africa Basquetebol

13 janeiro 2015

CABO VERDE : Selecção de Espanha quer Edy Walter Tavares

"Sou cabo-verdiano até à morte". Foi a resposta de Edy Walter Tavares, “Big Edy”, ao convite formulado pela Federação Espanhola de Basquetebol para integrar a sua selecção de basquetebol. O internacional cabo-verdiano, jogador do Herba Life Gran Canaria, deixou clara a sua posição de não adquirir qualquer outra nacionalidade numa mensagem na página de Facebook.

Basquetebol: Selecção de Espanha quer Edy Walter Tavares
Um convite estranho da entidade máxima do basquetebol espanhol - já que de acordo com a regra da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), se um atleta não nasceu no país em que a federação pertence, mesmo que os pais tenham nascido, o atleta tem de adquirir o passaporte do país em questão antes dos 18 anos para ser elegível para representar o país em competições internacionais.
Nascido na Ilha do Maio, filho de pais cabo-verdianos, o pivot maiense de 2.20 metros de altura tornou-se, aos 22 anos, no primeiro jogador nascido em Cabo Verde a entrar no sorteio da NBA e a ser escolhido por uma das equipas, o Atlanta Hawks. Contudo, o Tubarão Martelo jogou este ano no campeonato espanhol para adquirir mais experiência.