Africa Basquetebol

04 dezembro 2014

Angolanas favoritas nos quartos da Taça de África

Luanda - Após dominarem a fase pré-liminar da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol feminino, na Tunísia, as equipas angolanas do Interclube e do 1º de Agosto enfrentam, sexta-feira, nos quartos-de-final, o Kenya Sport Authority e o Club Sportif Police Circulation (CSPC) da Tunísia, respectivamente.

(Arquivo) Inter-1ºAgosto
Foto: António Escrivão
No Salle Olimpique Bejaoui, em Sfax, as angolanas têm definido o principal propósito de atingir à final, sendo que as “polícias” procuram revalidar o troféu ganho na última edição e as “militares” tentam conquistar pela segunda vez a prova, depois do sucesso de 2006.
O detentor do título africano, Interclube, que terminou invicto a fase de grupo (B) ao derrotar, quarta-feira, o Dolphins da Nigéria, por 79-59, terá pela frente o quarto classificado do grupo A, aguardando-se pelo cumprimento de calendário, em função do desnível entre os contendores.  
Com uma trajectória invejável na fase inicial, as comandadas de Manuel Sousa “Necas” certamente lutarão para conservar o troféu em sua posse, apesar das dificuldades ainda a enfrentar nos próximos encontros. 
Na primeira jornada, as “polícias”, que somaram oito pontos, derrotaram o INSS do Congo Democrático, por 67-55, na segunda ronda aplicaram “chapa” cem ao USIU do Quénia (101-66) e na terceira suplantaram o CSPC da Tunísia, por 73-56. O interclube teve 232 pontos convertidos e 174 sofridos, em quatro partidas.    
O 1º de Agosto, outra formação angolana na prova, também encerrou a primeira fase sem derrotas no grupo A. As comandadas de Jaime Covilhã demonstram apetência pelo troféu continental e apresentam-se como favoritas diante do quarto classificado da série B, o CSPC da Tunísia.
As “militares” totalizaram seis pontos, mercê dos triunfos sobre First Bank da Nigéria, por 87-77, Clube Sportif Sfaxien da Tunísia, por 66-50, e o Kenya Port Authority do Quénia, por 79-47, tendo como saldo 320 pontos marcados e 236 sofridos. 
Dado as características e o potencial dos dois representantes angolanos, assim como os adversários a enfrentarem, pode-se aventar uma final angolana, embora seja ainda cedo para projecções relativas ao desfecho do torneio.
A competição regista pausa hoje (quinta-feira) e na sexta-feira, além dos jogos das angolanas, os quartos-de-final reservam os encontros Club Sportif Sfaxien da Tunísia- Dolphins da Nigéria e INSS da RDCongo-First Bank da Nigéria.