Africa Basquetebol

15 agosto 2014

ANGOLA : Cadetes derrotaram ontem país anfitrião



Os pupilos de Manuel da Silva "Gi" estão moralizados e dispostos a vergarem os italianos
Fotografia: Jornal dos Desportos
Depois de terem alcançado ontem a segunda vitória na prova, frente ao país anfitrião, a quem venceram por expressivos 89-47,  os pupilos de Manuel da Silva "Gi" estão moralizados e dispostos a vergarem os italianos, que venceram o Japão por 89-56.

A jogar diante do país anfitrião, a Selecção Nacional entrou melhor no desafio ao anotar os primeiros dois pontos mas, rapidamente, a selecção do Dubai se organizou e liderou durante os primeiros cinco minutos o marcador da partida (9-6).
Em face da ineficácia no jogo exterior, o combinado nacional passou apostar mais no jogo interior, estratégia que surtiu o efeito desejado.
Ao fim dos primeiros dez minutos, os angolanos tinham conseguido uma margem de seis pontos de diferença (17-23).
Nos últimos dois quartos, a Selecção Nacional assentou o seu domínio, tendo confirmado a segunda vitória na competição que caminha para o   final.
O seleccionador nacional mostrou-se satisfeito com a postura do conjunto e prometeu uma equipa altamente competitiva no desafio de hoje, frente aos italianos.
“São jogos atrás de jogos até ao final da competição. Felizmente, as coisas correm bem hoje (ontem), por isso, vamos procurar fazer melhor na partida de amanhã (hoje) frente a Itália que é uma selecção bastante dotada tecnicamente em relação ao Dubai”.
Apesar de reconhecer as potencialidades do seu opositor, Manuel da Silva "Gi" não esconde o desejo de vencer a selecção da Itália, para posteriormente lutar para o novo lugar do Campeonato do Mundo do Dabai que encerra as suas cortinas amanhã.
Em cinco partidas disputadas, a Selecção Nacional às ordens da dupla Manuel da Silva "Gi" e Miguel Lutonda conseguiu duas vitórias contra três derrotas.
Na fase regular, o "cinco" nacional derrotou as Filipinas, por 82-72, tendo perdido frente aos Estados Unidos da América e Grécia, por 56-106 e 51-62 respectivamente.
Nos oitavos-de-final, Angola perdeu diante do Canadá, por 106-59. E ontem, frente ao Dubai, para as classificativas do nono ao décimo sexto lugares, a Selecção Nacional venceu por 89-47.
Ainda ontem, para as classificativas a Itália venceu o Japão, por 89-56, ao passo que Grécia e a Argentina ultrapassaram o Egipto e as Filipinas.
Na outra partida para as classificativas do nono ao décimo segundo lugares, a Grécia vai medir forças com a Argentina. Já para as classificativas do décimo terceiro ao décimo sexto lugares o Japão defronta o Dubai, e as Filipinas têm pela frente o Egipto.

Calendário
Malanje acolhe Supertaças em Novembro

O Pavilhão Palanca Negra, em Malanje, acolhe no mês de Novembro as Supertaças de basquetebol, em ambas as classes, provas que marcam a abertura da época desportiva de 2014-15, de acordo com o calendário de competições publicado recentemente pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
A infra-estrutura, construída em 2013, no âmbito da realização no país da 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em patins, recebe no dia 9 de Novembro  a Supertaça em basquetebol sénior feminino, envolvendo as equipas do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube. No dia 10, no mesmo recinto, Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, e Atlético Petróleos de Luanda, vencedor da Taça de Angola, disputam o primeiro troféu da temporada 2014-15.
A iniciativa visa estimular as demais províncias do país no sentido de apostarem cada vez mais na disciplina onze vezes campeã continental. Depois de Cabinda, Benguela, Huíla, Huambo, Bié e Namibe, este ano, a FAB decidiu  atribuir a organização à província da Palanca Negra Gigante.
A Província do Bié vai acolher de 17 a 27 de Setembro o campeonato nacional da segunda divisão, prova que vai apurar as equipas para o Campeonato Nacional, BAI Basket.
No dia 21 de Novembro começa o  BAI Basket, com a disputa da primeira jornada da primeira volta da fase regular. O Campeonato Nacional em seniores femininos começa em Maio de 2015, numa província a indicar pelo órgão reitor da modalidade no país.
Huíla alberga de 13 a 21 de Dezembro do ano em curso os campeonatos nacionais de Sub-14, nas duas classes, ao passo que o Cuíto, capital da Província do Bié, acolhe de 8 a 17 de Janeiro de 2015 os campeonatos nacionais de Sub-16, em ambos os sexos.
Os campeonato nacionais de Sub-18, nas duas classes, disputam-se na Província de Benguela, de 22 a 31 de Janeiro de 2015.
Na segunda maior competição a nível da "bola ao cesto" no sector masculino, a fase provincial começa a ser jogada a 20 de Janeiro de 2015. M.C

Mundial
Selecção cumpre penúltimo treino

A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina efectua hoje a penúltima sessão de treino da segunda semana de preparação, no âmbito da sua preparação na fase final do Campeonato do Mundo da Turquia, prova a decorrer de 27 de Setembro a  5 de Outubro do ano em curso. As comandadas de Aníbal Moreira vão ser submetidas a duas sessões de treinos, com principal realce para a componente física, que aliás, tem dominado as últimas sessões de treinamento do cinco nacional. Estádio dos Coqueiros e Pavilhão Victorino Cunha têm acolhido os treinos do combinado nacional, para além do Ginásio da Sistec.
Apesar de predominar a vertente física neste início de preparação, a dupla técnica Aníbal Moreira e Eliza Pires têm trabalhado igualmente os aspectos de ordem técnica e táctica do grupo, que no dia 25 do mês em curso ruma para Espanha, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo, antes de seguir viagem para França, a fim de participar num Torneio Internacional, ao lado das selecções de França, Brasil e Moçambique.
Das 20 atletas convocadas para a "operação Turquia", apenas 15 seguem viagem para a Europa, onde o "cinco" nacional vai efectuar a preparação derradeira, antes de seguir viagem para o local da competição. A partida para Istambul tem lugar no dia 25 de Setembro, dois dias antes do começo do Campeonato do Mundo.
Aníbal Moreira convocou as seguintes atletas: Ana Gonçalves, Fineza Eusébio, Helena Francisco, Letícia André, Luísa Tomás, Nacissela Maurício, Rosa Gala e Sónia Guadalupe, Angelina Golome, Catarina Camufal, Clarisse Mpaka, Elsa Eduardo, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel, Ngindula Filipe e Rosemira Daniel, Helena Viega, Artemís Afonso, Mafalda Barcelos e Whitney Miguel.

Espanha
Roberto Fortes substitui Carlos Morais

A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina prossegue a sua preparação em Espanha, tendo em vista a sua participação no Campeonato do Mundo, a decorrer naquele país europeu, de 30 do mês em curso a 14 de Setembro próximo.
Entretanto, Carlos Morais, extremo base do Recreativo do Libolo e da Selecção Nacional está de fora do mundial, em virtude de não ter recuperado da lesão num dos joelhos, apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. Para preencher a vaga deixada pelo MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações, prova disputada na Costa do Marfim, o seleccionador nacional, Paulo Macedo, chamou Roberto Fortes, atleta do Atlético Petróleos de Luanda que já deixou a capital do país.