Africa Basquetebol

03 junho 2014

ANGOLA : Selecção defronta a Espanha



Combinado nacional pretende melhorar a prestação da edição passada na qual não foi além do 15º lugar na tabela geral
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino defronta a 9 de Agosto, na cidade espanhola de Vitória, a similar de  Espanha, desafio enquadrado na preparação do combinado nacional que projecta a sua participação na XVII edição do Campeonato do Mundo da modalidade, prova a decorrer de 30 de Agosto a 14 de Setembro.

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçada pelo Paulo Alexandre Madeira, respondeu positivamente ao convite que lhe foi formulado pela sua congénere espanhola, como fez saber o vice-presidente para as selecções nacionais, Eurico Araújo "Boneco". De acordo com o antigo internacional angolano, hoje, nas vestes de vice-presidente para as selecções nacionais da FAB, o combinado nacional  que seconcentra a 14 de Julho próximo, em Luanda, a fim de dar início aos trabalhos de preparação, deixa  Luanda a 5 de Agosto, rumando para a  Espanha, mais concretamente para a  cidade de Vitória, local onde vai montar o seu quartel general.
Para o amigável do dia nove de Agosto, em Granada, a selecção de Espanha que é cabeça de série do Grupo A, vai participar com a sua equipa principal, facto que vai obrigar os actuais campeões africanos a estarem em peso no  primeiro jogo de controlo. O último confronto entre as duas selecções (Angola e Espanha), data de 23 de Agosto de 2006, para o  Campeonato do Mundo do Japão, em que o" cinco" nacional perdeu por dez pontos de diferença (83-93
Já no dia 12 de Agosto em  Sevilha, os comandados de Paulo Macedo vão defrontar a selecção do Canadá, seguindo posteriormente para a Sérvia, onde vai participar num torneio internacional. Eurico Araújo "Boneco", vice-presidente para as selecções nacionais da Federação Angolana de Basquetebol, assegurou ontem em entrevista ao Jornal dos Desportos, que a FAB está a trabalhar seriamente para que o programa de preparação da Selecção Nacional seja  cumprido com rigor.
Depois de participar no torneio internacional da Sérvia, o" cinco" nacional regressa para a cidade de Vitória, para no dia 28 de Agosto partir para Las Palmas de Gran Canária, cidade que acolhe a fase preliminar do Grupo D do mundial. Antes da partida, a Selecção Nacional defronta a selecção das Filipinas, representante do Grupo B.
Entretanto, grande parte dos jogadores convocados para a "operação" Espanha vão participar nos torneios internacionais de Alexandria no Egipto de 18 a 27 de Junho, Brasil  de 29 de Julho a 4 de Agosto, para além da Taça Borislav Stankovic, competição reservada aos campeões continentais.
Angola figura no Grupo D, com sede na cidade de Las Palmas de Gran Canária, ao lado das selecções da Lituânia, Eslovénia, Coreia do Sul, México e Austrália.
A Espanha, país anfitrião do Campeonato do Mundo, faz parte do Grupo A, juntamente com Egipto, Irão, Sérvia, França e Brasil. As selecções da Argentina, Senegal, Filipinas, Croácia, Porto Rico e Grécia estão inseridas no Grupo B, ao passo que Estados Unidos , Finlândia, Nova Zelândia, Ucrânia, República Dominicana e Turquia no grupo C. Estados Unidos da América é o actual campeão do mundo.

CONVITE
Senhoras disputam torneio em Moçambique

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol participa de 20 a 27 do mês em curso, em Maputo,  num torneio internacional da modalidade, prova   enquadra no 39º aniversário da independência daquele país, a  assinalar-se a 25 do corrente.
De acordo com Eurico Araújo "Boneco", as comandadas de Aníbal Moreira, seleccionador nacional,  vão aproveitar o torneio internacional de Maputo, para ensaiar as estratégias, com  vista o Campeonato do Mundo da Turquia, competição em que o" cinco" nacional vai fazer a sua estreia, depois de ter conquistado o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, em 2013, prova disputada em Maputo. O mundial da Turquia vai decorrer de 27 de Setembro a 5 de Outubro do ano em curso.
O cinco nacional vai igualmente efectuar o  estágio pré-competitivo em Espanha, antes de partir para a Turquia, palco do mundial. A convocatória da Selecção Nacional sénior feminino vai ser anunciada na próxima semana, após a disputa da final da Taça de Angola. O seleccionador nacional testemunhou recentemente na cidade de Benguela, a disputa do Campeonato Nacional sénior feminino, prova vencida pela formação do 1º de Agosto, que destronou a equipa adstrita à Polícia Nacional (Grupo Desportivo Interclube).
A Selecção Nacional, bicampeã africana, vai disputar a fase preliminar do Campeonato do Mundo no Grupo D, com sede em Istambul, ao lado das selecções da China, Sérvia e Estados Unidos. Já a selecção de Moçambique está inserida no Grupo B, juntamente com Canadá, França e Turquia, país anfitrião. Brasil, República Checa, Japão e Espanha fazem parte do Grupo A, ao passo que as selecções Austrália, Bielorrússia, Cuba e Coreia do Sul  estão no Grupo C.

Entretanto, hoje, disputa-se a primeira mão das meias-finais da Taça de Angola que compreende os seguintes desafios: Interclube-Maculusso, às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, e 1º de Agosto-Lusíada, às 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha.  Amanhã, acontece os desafios da segunda mão da meia-final, nos mesmos horários e quadras.
M.C

PREPARAÇÂO
Sub-17 preparam mundial do Dubai

A Selecção Nacional de sub-17 vai efectuar o seu estágio pré-competitivo em Espanha, tendo em atenção a sua participação no Campeonato do Mundo da categoria, competição que vai decorrer este ano no Dubai. Angola vai participar pela primeira vez numa prova do género, depois de ter conquistado de forma brilhante o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, na categoria de sub-16, em 2013, em Antananarivo- Madagáscar.

Sob liderança da dupla técnica Manuel da Silva "Gi" e Miguel Pontes Lutonda, os angolanos conseguiram pela primeira vez conquistar o Afrobasket de sub-16, e por conseguinte o apuramento para o Campeonato do Mundo de sub-17, com palco no Dubai. De acordo com Eurico Araújo "Boneco", vice-presidente para as selecções nacionais, à semelhança das demais selecções, vão ser  igualmente criadas as condições para que o grupo siga a Espanha.
"Estamos a trabalhar neste sentido, ou seja, a selecção de sub-17 vai também realizar o seu estágio pré-competitivo a Espanha, visando o mundial do Dubai. Sendo o garante da Selecção Nacional temos que dar maior atenção neste grupo de jovens", asseverou o Eurico Araújo "Boneco". Entretanto, Alexandre Jungo, campeão africano de sub-16, consta da convocatória da Selecção Nacional que vai disputar o torneio internacional de Alexandria.              
M.C