Africa Basquetebol

02 junho 2014

MOÇAMBIQUE : Ferroviário da Beira bicampeão

O FERROVIÁRIO da Beira revalidou o título na Liga Nacional de Basquetebol ao vencer o seu homónimo de Maputo, por 71-62, no jogo de desempate realizado na noite de ontem, no Pavilhão do Maxaquene, depois da igualdade verificada ao fim dos primeiros dois “play-offs” da final.
Os beirenses venceram o primeiro “play-off” na última quinta-feira, por 72-62. Porém, os “locomotivas” da capital redimiram-se no dia seguinte, ganhando por 74-61, forçando deste modo a decisão do título para ontem.
O Ferroviário da Beira foi sem dúvidas superior, pois esteve à frente do marcador do primeiro até ao último período, demonstrando maturidade e experiência competitivas, que lhes conferiram maiores possibilidades de concretização.
Os resultados registados nos primeiros dois “play-offs” revelaram o equilíbrio de forças entre as duas melhores equipas do basquetebol sénior masculino e abriram espaço para o tira-teimas. Aos beirenses, valeu-lhes a contratação dos norte-americanos Kejuan Johson - excelente armador do jogo -, e Jeffrey Fahnbuller, um poste bastante activo na prossecução do jogo ofensivo e autêntico finalizador, seja nos ressaltos e lances livres, bem como em iniciativas individuais. Com esta dupla, o Ferroviário da Beira teve maior valia na constituição de um cinco bastante forte e que tinha ainda Octávio Magoliço, Amando Baptista e Ismael Nurmamad como jogadores de excelência em termos tácticos e técnicos.
Enquanto isso, o Ferroviário de Maputo denotou certas fragilidades na organização do seu jogo, com alguma falta de concentração que contribuiu muito para que os beirenses ganhassem muitas faltas junto à zona do garrafão e que ajudaram para a conquista de mais pontos.
Foi uma noite inglória na qual nem a experiência da dupla Custódio Muchate e Edson Monjane foi suficiente para superar a motivação e confiança demonstradas pelos beirenses.
É o caso dos irmãos Ermelindo e Orlando Novela, uma dupla promissora, que pouco deu às vistas, Para além de fraca finalização, os “locomotivas” continuaram a cometer mais faltas e com este comportamento não puderam evitar a derrota por 71-62.
SALVADOR NHANTUMBO