Africa Basquetebol

01 junho 2014

ANGOLA : Leia Dongue radiante com conquista do primeiro título pelo 1º de Agosto

Benguela - A basquetebolista moçambicana Leia Dongue disse, este sábado, sentir-se “muito feliz” por ter conseguido finalmente conquistar o primeiro título da carreira com a camisola do 1º de Agosto, pois cumpriu o objetivo da época.

A atleta vice-campeã de África falava à Angop, depois do jogo da final da vigésima nona edição do campeonato nacional de basquetebol sénior feminino, vencido pelo 1º de Agosto, mercê do triunfo, por 65-59, sobre o Interclube.
A estrela da selecção de Moçambique admitiu que se sagrou, pela primeira vez, campeã nacional pelo 1º de Agosto, graças ao trabalho empenhado e da crença de todo o grupo e esta vitória lhe dá ainda mais confiança.
Mostrou-se, também, congratulada pela conquista a nível individual do troféu MPV (Jogadora Mais Valiosa), que veio tornar ainda mais especial o momento que se vive no 1º de Agosto.
Formada no Desportivo de Maputo, onde foi campeã africana em 2008, no Quénia, e vice-campeã em 2010, na Tunísia, Leia Dongue, carinhosamente tratada por Tanucha, sagrou-se pela Liga Muçulmana bicampeã nacional em 2011 e 2012, ano em que também foi campeã africana.
Por sua vez, a atleta angolana Ana Gonçalves, do 1º de Agosto, ressaltou que a sua equipa foi a melhor em prova, daí que o título acabado de alcançar diante do Interclube seja de todo merecido.
“Foi um campeonato bem disputado. Estávamos à espera do título já há anos e conseguimos graças ao esforço e ao trabalho durante toda a época”, frisou, avançando que o Interclube criou dificuldades, mas o 1º de Agosto geriu da melhor maneira a vantagem.
O 1º de Agosto soma na sua galeria 10 títulos de campeão nacional, igualando o Interclube no ranking da competição de basquetebol sénior feminino.