Africa Basquetebol

01 junho 2014

ANGOLA : Escolhas de Macedo surpreendem ex-treinador



Técnico angolano fez a melhor classificação de todos os tempos em fases finais de um Campeonato do Mundo ao posicionar-se em nono
Fotografia: Rogério Tuti
O ex-seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculino, Alberto de Carvalho "Ginguba", mostrou-se surpreendido com as opções do técnico Paulo Macedo que vai conduzir os destinos do "cinco" nacional ao Campeonato do Mundo do Reino de Espanha.
"Ginguba" aplaudiu por outro lado, a presença de jovens jogadores que vão ter a missão de assegurar o prestígio conseguido pela Selecção Nacional, com principal realce para o continente africano, onde Angola exerce o seu domínio há mais de 25 anos.
"Honestamente, estou surpreendido com a convocatória do técnico Paulo Macedo.  Esperava que jogadores como Leonel Paulo, embora limitado, Paulo Santana, Hermenegildo Mbunga só para citar esses, fizessem parte da pré-selecção nacional face ao desempenho que tiveram no BAI Basket, mas temos de apoiar o seleccionador nacional pela escolha que fez", disse. Alberto de Carvalho "Ginguba" enalteceu a presença de jovens jogadores que podem  num futuro muito breve, transformarem-se nos esteios do combinado nacional.
"Olhando para essa convocatória, podemos compreender que entramos num processo de renovação o que é natural. Jogadores como Armando Costa, Eduardo Mingas, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes "Kikas" e Felizardo Ambrósio "Miller" vão ajudar os mais novos a  integrarem-se  no grupo", esclareceu.
Questionado sobre as possibilidades de Angola no Campeonato do Mundo de Espanha, o ex-seleccionador nacional afirmou que "se a Selecção Nacional efectuar uma boa preparação pode igualar ou superar o nono lugar de 2006".
Ao serviço da Selecção Nacional, "Ginguba" conquistou o Campeonato Africano das Nações de 2007, competição disputada em Angola.
Os eleitos de Paulo Macedo para "operação" Espanha é constituído por Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema Reggie Moore, Felizardo Ambrósio "Miller", Joaquim Gomes "Kikas", Mutu Fonseca e Islando Manuel, todos da equipa militar, Carlos Morais, Olímpio Copriano e Eduardo Mingas ( Libolo), Milton Barros (Interclube), Valdelicio Joaquim (Atlético Petróleos de Luanda), Yanick Moreira (Universidade Metodista de Dallas).

BASQUETEBOL  TAÇA BORISLAV STANKOVIC  
Ginguba aplaude regresso

O ex-seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculino, Alberto de Carvalho "Ginguba", mostrou-se satisfeito pelo o facto da Selecção Nacional voltar a competir na prestigiada Taça Borislav Stankovic, competição enquadrada na preparação do "cinco" nacional que de 30 de Agosto a 14 de  Setembro do ano em curso vai disputar a sétima presença numa fase final de um Campeonato do Mundo.
Para além da Taça Borislav Stankovic, os comandados de Paulo Macedo, convocados na última quinta-feira vão ainda disputar mais dois torneios internacionais, designadamente, em Alexandria no Egipto  de 18 a 27 de Junho  e no Brasil de 29 de Julho a 4 de Agosto.
Com as atenções viradas para o Campeonato do Mundo, Paulo Macedo vai levar para a Taça Borislav Stankovic mais de 90 por cento dos atletas convocados para a "operação" Espanha.
Em Alexandria, o seleccionador nacional vai contar com os préstimos de Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Reggie Moore, Islando Manuel, Sílvio Sousa (todos do 1º de Agosto), Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas (Libolo), Valdelício Joaquim (Atlético Petróleos de Luanda) e Alexandre Jungo, campeão africano de sub-16 (Futebol Clube Vila Clotilde).
Na República Federativa do Brasil, Paulo Macedo elegeu Armando Costa, Islando Manuel, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio "Miller", Edmir Lucas, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Milton Barros, Valdelicio Joaquim e Yanick Moreira. A Selecção Nacional participou a última vez na Taça Borislav Stankovic, prova reservada aos campeões continentais, em 2007, sob comando do técnico angolano Alberto de Carvalho "Ginguba" que  arrebatou  o troféu.
"Ginguba", ao serviço da Selecção Nacional obteve a melhor classificação de todos os tempos em fases finais de Campeonatos do Mundo (nono lugar no Campeonato do Mundo do Japão, em 2006), teve então como adjuntos José Carlos Guimarães e Artur Casimiro Barros, considerou que o "cinco" nacional tem uma soberana oportunidade de superar a classificação da edição passada (15º lugar), muito em função dos torneios de luxo que vai disputar, antes de rumar para a Espanha.
"A Taça Borislav Stankovic é um torneio de prestígio internacional e vai ser seguramente uma mais-valia para o combinado nacional que projecta o Campeonato do Mundo de Espanha. Penso que a Selecção Nacional deve tirar o maior proveito desses três torneios internacionais, no sentido de aparecer em Espanha com um grupo altamente competitivo para que possamos fazer uma boa figura no mundial", disse o ex-seleccionador nacional.

A concentração para o início dos trabalhos de preparação acontece a 14 de Julho às 15h00. O combinado nacional figura no Grupo D, ao lado das selecções da Lituânia, México, Coreia do Sul, Austrália e Irão. Os angolanos vão disputar a fase preliminar do Campeonato do Mundo na região de Las Palmas de Gran Canária.
MC