Africa Basquetebol

06 maio 2014

ANGOLA : Petro busca vitória

Com quatro derrotas averbadas, o Atlético Petróleos Luanda tem hoje mais uma missão espinhosa, quando visitar a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o arqui-rival 1º de Agosto, em partida que marca a abertura da terceira e última jornada da segunda volta, sexta na geral, da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, BAI Basket.

Depois de ter perdido na ronda anterior por 100-92, frente ao Recreativo do Libolo, um dos líderes da "Final Four" (nove pontos), desaire este que "hipotecou" praticamente a luta pelo ceptro doméstico, os petrolíferos da capital vêem-se obrigados a vencer esta noite o Clube Central das Forças Armadas, sob pena de estarem em definitivo fora da corrida ao título nacional.
 Lazare Agingono, técnico principal da equipa do eixo-viário, continua convicto na conquista da 36ª edição do BAI Basket, apesar de ter consentido já quatro derrotas, ao fim de cinco partidas disputadas até aqui.
"Nós vamos ganhar o Campeonato Nacional porque eu acredito na capacidade de superação dos meus jogadores".
Esta tem sido a linha de pensamento do comandante dos petrolíferos da capital, que continua desprovido do poste Miguel Kiala, que recupera satisfatoriamente da intervenção cirúrgica a que foi submetido recentemente a um dos tornozelos.
Uma eventual vitória do Atlético Petróleos de Luanda sobre o 1º de Agosto, conjunto que partilha a primeira posição da "Final Four" com o representante da vila de Calulo, ambos com nove pontos, pode relançar o interesse na corrida ao título.
Ontem, na sessão derradeira, para o desafio desta noite, o técnico petrolífero ensaiou as estratégias para anular as principais unidades do 1º de Agosto. Defesa pressionante a partir do meio campo do adversário pode ser uma das fórmulas a ser implementada na partida de mais logo.
Por seu lado, a formação militar, que na ronda anterior foi ao reduto do Interclube arrancar dois preciosos pontos, mercê da vitória por 101-78, vai aproveitar o bom momento que atravessa, assim como o factor-casa para desfeitear o seu arqui-rival, que vem de quatro derrotas consecutivas na prova. Com um conjunto homogéneo, aliado a grande experiência da maior parte dos seus jogadores, com realce para Armando Costa, Felizardo Ambrósio "Miller", Reggie Moore, Cedrick Ison, Mário Correia, Joaquim Gomes "Kikas" e Edson Ndoniema, a equipa do Rio Seco pode alcançar esta noite a sua quinta vitória na "Final Four".
Das três partidas que disputou na condição de visitado, a equipa militar somou igual número de vitórias, "tradição" que o técnico Paulo Macedo quer manter nesta ponta final do BAI Basket.
Na sessão de ontem, o técnico militar aproveitou para fazer algumas correcções, fundamentalmente no capítulo defensivo.
Apesar de reconhecer o mau momento que a equipa petrolífera atravessa, Paulo Macedo chamou a atenção dos seus jogadores para a necessidade de entrarem determinados na partida, por formas a não serem surpreendidos em pleno Pavilhão Victorino Cunha.

O equilíbrio vai seguramente dominar a contenda desta noite, já que estão em confronto duas das melhores equipas da actualidade. À entrada da terceira e última jornada da "Final Four", sexta na geral, 1º de Agosto e Libolo partilham a tabela classificativa, ambos com nove pontos, seguido do Atlético Petróleos de Luanda e Interclube, com seis pontos cada.

BAI Basket
Interclube quer surpreender Libolo

A formação do Grupo Desportivo Interclube vai aproveitar o factor-casa, para tentar vergar esta noite (18h30) a similar do Recreativo do Libolo, partida que vai marcar o encerramento da segunda volta da "Final Four".
Depois de terem consentido uma copiosa derrota por 78-101, diante do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, os polícias, sob liderança do técnico Alberto Babo, vão procurar surpreender os libolenses, que à entrada da última jornada da segunda volta da etapa derradeira do BAI Basket divide a tabela classificativa com o 1º de Agosto, com nove pontos.
Com quatro derrotas consentidas até aqui, a equipa da Polícia Nacional procura esta noite a sua segunda vitória na "Final Four".
Depois de ter vergado os petrolíferos da capital, por 87-84, no Pavilhão Principal da Cidadela, os polícias sucumbiram na ronda anterior frente aos militares, por 78-101. O técnico ao serviço do Grupo Desportivo Interclube promete uma equipa bastante determinada em conquistar os dois pontos em disputa.

"Vamos ter pela frente um adversário bastante poderoso mas, nós vamos lutar de forma aguerrida para conquistarmos os dois pontos", asseverou Alberto Babo.
Clinicamente a equipa respira saúde, pelo que, Alberto Babo vai poder contar com todas as suas unidades, onde se destaca a presença do internacional, Milton Barros.
Entretanto, o Recreativo do Libolo, que continua desprovido do internacional Carlos Morais, por lesão, pretende manter-se no topo da tabela classificativa.
Apesar de jogar no reduto alheio, os libolenses apresentam-se como favoritos à vitória.
Norberto Alves afirmou recentemente que todos os jogos nesta etapa são importantes, pelo que vão abordar o desafio de mais logo com a mesma responsabilidade que têm demonstrado até aqui. À semelhança do 1º de Agosto, o Recreativo do Libolo soma quatro vitórias e uma derrota na "Final Four".
Na série B, a Lusíada defronta o Atlético Sport Aviação (ASA), às 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, enquanto o Sporting de Benguela mede forças com o Futebol Clube Vila Clotilde.   
M.C

MUNDIAL
Direcção da FAB confirma amistosos

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol tem já o plano esboçado incluindo número de jogos amistosos para a Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, que de 30 de Agosto a 14 de Setembro vai estar presente pela sétima vez na fase final de um Campeonato do Mundo, com palco em Espanha.
A informação foi avançada ao Jornal dos Desportos pelo director de Marketing e Relações Internacionais, Tony Sofrimento, quando da visita ao país de uma delegação da federação espanhola.
Sem avançar os nomes dos adversários que o combinado nacional vai defrontar durante o estágio pré-competitivo, a realizar-se em Espanha, muito menos o número de amistosos, Tony Sofrimento assegurou que o plano de preparação vai ser tornado público logo após o termo da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol, BAI Basket.
"Na devida altura os órgãos competentes da federação vão apresentar à comunicação social o plano de preparação para o Campeonato do Mundo. O que lhe posso assegurar é que o plano está já esboçado e os adversários que vamos defrontar durante o estágio pré-competitivo estão identificados", afirmou o director de Marketing e Relações Internacionais da Federação Angolana de Basquetebol.
À semelhança da selecção sénior masculina, as mulheres vão igualmente disputar este ano o Campeonato do Mundo pela primeira vez, na Turquia, para além dos cadetes que vão disputar o Mundial no Dubai. Tony Sofrimento assegurou que a direcção da FAB tem estado a trabalhar para proporcionar as melhores condições para a três selecções nacionais.
A Selecção Nacional sénior masculina figura no Grupo D, juntamente com a Lituânia, Eslovénia, Coreia do Sul, México e Austrália. No Grupo A estão as selecções de Espanha, Egipto, Irão, Sérvia e Brasil. Argentina Senegal, Filipinas, Croácia, Porto Rico e Grécia figuram no Grupo B. No Grupo C estão as selecções dos Estados Unidos da América, Finlândia, Nova Zelândia, Ucrânia, República Dominicana e Turquia.