Africa Basquetebol

01 maio 2014

MOÇAMBIQUE : “MUNDIAL” DE BÁSQUETE FEMININO: Selecção Nacional inicia preparação em I’bane

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol Sénior Feminina desloca-se hoje à cidade de Inhambane, onde irá dar início à sua preparação rumo ao Campeonato do Mundo que terá lugar entre os meses de Setembro e Outubro na Turquia.
Para esta deslocação à “Terra da Boa Gente” o seleccionador nacional, Nasir Salé, leva 16 atletas, na sua maioria os que estiveram no Afrobasket do ano passado em Maputo, prova que apurou o nosso país para o “Mundial”.
Em Inhambane o combinado nacional irá fazer um jogo-treino com um misto de basquetistas da província de Inhambane, para além de outro tipo de treinamento. As sessões de preparação terão lugar no pavilhão da Escola Secundária de Muelé.
Para além da preparação para o “Mundial”, a equipa de “todos nós” irá fazer algumas actividades de carácter social, como visitar algumas creches e alguns orfanatos locais.
O regresso a Maputo, segundo o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Francisco Mabjaia, está previsto para domingo.
Ainda de acordo com Mabjaia, outro propósito que leva a equipa vice-campeã africana àquela província é agradecer o povo, sabido que este ajudou muito a selecção durante o Afrobasket. “Há muita gente das províncias que apoiou estas meninas naquele momento e não deve ser esquecida”, vincou.
Depois do regresso a equipa retomará a preparação em Maputo, antes de no dia 16 de Maio em curso escalar Quelimane, província da Zambézia, com o mesmo propósito. Em Quelimane a selecção irá igualmente apadrinhar o lançamento oficial do programa “mini-basket” do Millennium bim, na zona centro.
Refira-se que a preparação para o “Mundial” da Turquia inclui ainda torneios internacionais em Maputo e estágios fora do país, sendo que para já China, Japão, República Checa e Espanha estão identificados pela FMB como destinos das briosas meninas.