Africa Basquetebol

03 maio 2014

MOÇAMBIQUE : Mundialistas acarinhadas na “Terra da Boa Gente”

A SELECÇÃO de basquetebol feminino, que se encontra desde quinta-feira na cidade de Inhambane para o lançamento da campanha de preparação com vista à sua participação no Campeonato do Mundo, foi efusivamente recebida pelos alunos das escolas secundárias de Muelé e Emília Daússe, onde escalaram nas primeiras horas de ontem para interagir com os estudantes daqueles dois estabelecimentos de ensino.
Tirando a boa recepção que as meninas prateadas do Afrobasket de Maputo 2013 tiveram naqueles estabelecimentos de ensino, onde igualmente além de pedidos de autógrafos, acto que paralisou literalmente as aulas com os alunos a precisarem de conviver com as comandadas de Nazir Salẻ, pelas avenidas da chamada “Terra da Boa Gente”, as “embaixadoras” moçambicanas no mundial de Turquia, sempre eram saudades com simpatia e pedidos de fotografias e abraços da população local.
O presidente da Federação Moçambicana da modalidade, Francisco Mabjaia, disse em Inhambane que um dois objectivos principais da deslocação do combinando nacional à cidade de Inhambane estava a ser correspondido, nomeadamente o agradecimento ao povo moçambicano a partir daquele ponto do pais, do apoio e calor que a selecção foi alvo durante o Afrobasket de 2013 que culminou não só com a conquista do segundo lugar a nível da África, mas sobretudo pela qualificação para a “fina-flor” da bola ao cesto a nível do planeta.
“Fomos bem recebidos. Sentimos que Inhambane conheceu e viveu as emoções do Afrobasket no ano passado, somos ainda ovacionados, as nossas meninas são todo momento solicitadas para autógrafos, portanto, estamos em Inhambane para lançar a campanha de preparação da operação Turquia”, disse Mabjaia visivelmente satisfeito pela hospitalidade que as “meninas” foram alvos em Inhambane.
Mas, mais do que simples agradecimentos, a Selecção Nacional conviveu na data da sua chegada, no campo do Matchedje, com a pequena que está iniciar a carreira, explicando em resumo, as suas trajectórias até atingirem o nível de representar o país no mundo.
Ainda ontem, a nossa Selecção efectuou um jogo-treino com o misto de Inhambane, uma partida assistida pelo Ministro da Juventude Desportos, Fernando Sumbana, pelos membros do Comité Central da Organização da Juventude Moçambicana que se encontram reunidos na V sessão ordinária na cidade de Inhambane e ainda pelo candidato da Frelimo à Presidente da Republica, Filipe Nyusi.
A selecção regressa domingo à capital do país onde vai dar continuidade a sua preparação com vista aquilatar a sua forma de modo a atacar o Mundial em Setembro.
As próximas paragens, fora da cidade de Maputo, são Tete e Quelimane, antes do final do mês de Maio.