Africa Basquetebol

02 maio 2014

ANGOLA : 1º de Agosto assume liderança



Militares ascenderam à primeira posição e caminhama para a revalidação do título
Fotografia: José Soares
O 1º de Agosto deu um passo relevante rumo à defesa do título, ao vencer ontem, à noite, no Pavilhão Victorino Cunha, por 90-87, o Clube Desportivo e Recreativo do Libolo, em partida pontuável para a primeira jornada da segunda volta do da 36ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai basket).

A jogar no seu reduto, a equipa rubro e negra estava ciente da pressão do público que não pretendia observar o plantel consentir novo deslize diante da equipa da Vila de Calulo, depois de perder na primeira volta da etapa derradeira da maior competição da "bola ao cesto". Na primeira jornada, os libolenses levaram a melhor com os favoráveis 88-85.
Depois de um início pouco auspicioso, os militares do Rio Seco, sob o comando de Paulo Macedo, parecem ter "encontrado o norte" ao pautarem por uma exibição mais convincente no que tange à abordagem táctica do jogo, em que o sector defensivo, ao contrário do que sucedeu nos três primeiros jogos da primeira volta, deixava a desejar.
Com Armando Costa, Joaquim Gomes "Kicas" e Mário Correia a evidenciarem melhorias de nível técnico, os militares tiveram de se precaver desde os minutos iniciais, já que a equipa do Cuanza Sul, às ordens do técnico Norberto Alves, chegou ao Rio seco com a lição bem estudada e soube tirar vantagem nas falhas defensivas que ainda persistem na formação militar, sobretudo, no último quarto em que só não viraram o resultado a seu favor, porque o tempo não permitiu.

O primeiro período começou com algum equilíbrio. A sincronização entre os pupilos de Paulo Macedo ainda não funcionou na plenitude, ao passo que o Libolo, desprovido da sua unidade preponderante, Carlos Morais, também encontrou dificuldades para dar fluidez ao jogo ofensivo.  Durante o período, registou-se um empate (10-10) e terminou com 27-20 a favor dos anfitriões.

No segundo período, as duas equipas estiveram mais soltas. O Libolo apresentou maior capacidade de transpor a zona restrita do 1º de Agosto e chegou a vantagem de 35-34. A reação militar veio ao de cima e empatou 39-39. Nessa fase, a audácia de Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas e Moses Sonco inquietaram o plantel Rubro e negro, mas conservaram a vantagem mínima de quatro pontos (43-39), depois do parcial 8-10 a favor do Libolo.

No reatamento do jogo, os militares foram mais homogéneos e amealharam a melhor percentagem 71-59, através da eficácia dos lançamentos de três pontos, com destaque para  Cedrick Isom, Edson Ndoniema e Armando Costa. No período final, não mantiveram a mesma postura e tiveram de redobrar esforços para conservarem a vantagem dos escassos três pontos (90-87).

Com este resultado, o 1º de Agosto ascendeu ao primeiro lugar da tabela classificativa, com sete pontos, os mesmo do Clube Desportivo e Recreativo do Libolo, segundo classificado. O Interclube obteve a sua primeira vitória na Final Four diante do Atlético Petróleos de Luanda, mas mantém-se na cauda da tabela classificativa com cinco pontos.

FICHA TÉCNICA
Pavilhão Victorino Cunha, partida da primeira jornada da segunda volta da 36 edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (série A) entre o 1º de Agosto e o Recreativo do libolo, muito público.
Arbitragem: Fernando Pacheco, António bernardo e Deidire Figueira

1º DE AGOSTO- Edson Ndoniema(12), Armando Costa (21), Adilson Basa(0), Mário Correia (17), Reggie Moore (10), Felizardo Ambrósio (0), Joaquim Gomes (0), Mutau Fonseca (0), Cedrick Ison (16), Hermenegildo Santos (1), Admir Lucas (0), Islando Manuel (0)
Técnico: Paulo Macedo

LIBOLO- Francisco Sousa (8), Olímpio Cipriano (27), Luís Costa (0), José Miguel (0), Edson Ferreira (0), Bráulio Morais (0), António Monteiro (0), Moses Sonko (14), Abdel Moussa (0), Eric Coleman (15), Filipe Abrão (3), Eduardo Mingas (12)
Treinador: Norberto Alves

QUEBRA ENGUIÇO
Interclube bate Petro  

O Atlético Petróleos de Luanda deu um passo em falso na sua campanha em prol da conquista do troféu da maior competição nacional. A equipa do Eixo-viário consentiu ontem, à noite, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, a derrota por 84-87 diante do Interclube, na jornada inaugural da segunda volta da Final Four do Bai Basket.
Com o resultado, o Interclube, orientado por Alberto Babo, que havia somado três derrotas na primeira volta, mantém-se na cauda da tabela classificativa, apesar de quebrar o enguiço. A vitória abre perspectivas para uma etapa mais produtiva.
O técnico Lazare Andigono mantém a sua convicção em conquistar o campeonato nacional, apesar do deslize nesta fase. O camaronês vai apostar as suas cartas no aprimoramento táctico da sua equipa para que no jogo de amanhã, diante do Recreativo do Libolo, no pavilhão Dream Space, possa obter um resultado positivo.
Helder Jeremias

BAI - BASKET
CLASSICAÇÂO

                                                      J          V          D         PM    PS           Pts
1º de Agosto........... .........    04         3          1        375 -  336           7
Recreativo do Libolo.........    04         3           1       373  - 326           7
Petro de Luanda................   04          1          3       352  - 358           5
4º Interclube.........................   04          1           3      304  - 384           5