Africa Basquetebol

12 abril 2014

ANGOLA : LiIbolo e Petro em duelo



Petrolíferos tentam esquecer a derrota da primeira volta diante dos libolenses hoje na partida da quarta jornada do campeonato
Fotografia: Jornal dos Desportos
A equipa do Eixo viário, que no jogo da primeira volta consentiu derrota em casa, por 74-96, procura redimir-se desta derrota e da onda de maus resultados obtidos nos dois últimos jogos diante do Interclube (101-71) e do 1º de Agosto (82-83) para vincar a crença do técnico Lazare Andigono na conquista do título da maior competição doméstica ao nível da “bola ao cesto”, daí que o Libolo, na versão Norberto Alves, anteveja uma árdua tarefa na defesa dos dois pontos em questão, apesar do factor casa.
A ocupar a segunda posição, com dez pontos, a equipa do Cuanza Sul promete usar todos os meios para não comprometer a campanha na corrida pelo prestigiado título, uma vez que também foi mal sucedida nas duas últimas jornadas da segunda volta, em que sucumbiu diante da aguerrida formação do Interclube por 90-104 e voltou a conhecer o amargo sabor da derrota (86-88) frente ao 1º de Agosto, líder da competição com 15 pontos.
 Gorada a pretensão de conquistar a Taça de Angola, a Norberto Alves está focado na melhor classificação do Bai Basket, com a extraordinária prestação do trio Olímpio Cipriano, Carlos Morais e Eduardo Mingas, uma das garantias para voltar a impor-se no seu reduto diante da formação tricolor.
Lazare Andigono, cujo discurso atribui competências ao seu plantel para defrontar, de igual para igual, qualquer equipa no plano internacional, tem em mente a pressão da massa associativa, a julgar pela postura pouco feliz dos adeptos no final do jogo contra o arqui-rival 1º de Agosto. Por esta razão, o técnico caprichou no aprimoramento dos sistemas tácticos com vista a contrapor qualquer resistência da equipa anfitriã, quer em termo defensivos quer em termos ofensivos.
No outro jogo do dia, no grupo A, o Interclube recebe a Universidade Lusíada no 28 de Fevereiro.
No grupo B, o Sporting de Benguela recebe em sua casa o ASA, às 18h00, ao passo que o Clube Amigos de Viana joga com o Sambizanga, às 16h00.

Bai Basket
1º de Agosto vence e consolida liderança

O 1º de Agosto consolidou a liderança da XXXVI edição do campeonato nacional de Basquetebol sénior masculino, Bai Basket, ao somar 15 pontos, após vencer ontem a noite, no pavilhão Vitorino Cunha, o Interclube por 81-77, em partida pontuável para a terceira jornada do grupo A da referida competição.
Com maior discernimento e disciplina táctica, os militares entraram com nítida superioridade para o quarto inicial, ao passo que a formação do  técnico Alberto Babo pecava pela ineficácia defensiva, permitindo que Felizardo Ambrósio "Miler" e Reggie Moore se impusessem debaixo da tabela adversária.
contudo, os polícias foram a tempo de inverter o quadro no culminar do período inicial fazendo com que os militares perdessem por dois pontos (19-21).
No segundo período, o Interclube esteve mais desinibido, tendo estabelecido o equilíbrio através do corte às linhas de passe do adversário e feito recurso aos lançamentos de longa distância, sector em que Edmundo Ventura revelava-se bastante produtivo com a conversão de dois lançamentos consecutivos que permitiram o empate (36-36) no final, apesar de a equipa da polícia ter perdido a parcial (17-15) para o 1º de Agosto.
Paulo Macedo optou pela defesa à zona dois-três, que se traduziu na considerável redução dos índices produtivos do adversário a partir do penúltimo tempo. Ainda assim, o Interclube conseguiu vencer por 62-60.
Com o mesmo sistema defensivo, os militares conseguiram virar a seu favor o resultado desfavorável do penúltimo período na última parte do jogo, tendo ganho por 81-77.  
HJ

Provincial feminino
Polícias e militares concentram a atenção

A equipa A do 1º de Agosto e a congénere do Interclube disputam a partida de cartaz da terceira jornada do campeonato provincial unificado sénior/júnior, em feminino, marcada para segunda-feira a partir das 19h00, no pavilhão Vitorino Cunha.
A jornada reserva ainda os encontros ente as formações B da Universidade Lusíada e do 1º de Agosto, à mesma hora, no pavilhão Jean Jacques, e Interclube B - Universidade Lusíada A.
Na segunda jornada, disputada quinta-feira, à noite, a equipa A do Interclube venceu por 60-24 a formação B do mesmo clube. O 1º de Agosto A venceu a sua equipa B por 90-32, enquanto o Maculusso A ultrapassou a B por 75-20.
A quarta jornada está agendada para quinta-feira, com a equipa A do Maculusso a cruzar com a B do Interclube, às 19h00, no pavilhão Jean Jacques. O plantel da Universidade Lusíada joga diante do Interclube, a mesma hora no pavilhão 28 de Fevereiro e o Maculusso B defronta o 1º de Agosto A, no Vitorino Cunha. 
HJ