Africa Basquetebol

14 março 2014

ANGOLA : Federação reunida hoje em assembleia geral ordinária

                       
Carlos Cunha é presidente da Mesa da Assembleia-Geral e preside hoje ao acto hoje
Fotografia: Jornal dos Desportos
A introdução do Conselho de Disciplina nos Estatutos da Federação Angolana de Basquetebol, profissionalização da figura do secretário-geral, proposta de nomeação de membros honorários são os principais temas que dominam hoje, a partir das 9h00, no anfiteatro da Escola Nacional de Administração (ENAD), a Assembleia-Geral Ordinária do órgão reitor da modalidade no país.

Depois de ter sido extinto o Conselho de Disciplina dos Estatutos da FAB, no último conclave, realizado na província de Benguela, em 2011, ainda sob gestão do anterior elenco, liderado por Gustavo Vaz Dias da Conceição, os agentes da modalidade clamam pelo regresso desta estrutura, que consideram de suma importância.
Com vários assuntos em abordagem, a introdução do Conselho de Disciplina vai seguramente dominar a reunião desta manhã, que se espera bastante participativa.
No último conclave, os Estatutos da Federação sofreram algumas alterações que culminaram com a extinção do Conselho de Disciplina, mas o Ministério da Juventude e Desportos não homologou por falta de acesso ao documento.
A Assembleia-Geral Ordinária, a ser dirigida por Carlos Cunha, na qualidade de presidente do órgão, vai ainda analisar os relatórios de actividades e de contas do exercício do segundo semestre de 2012 e 2013, os relatórios de actividades das Associações Provinciais e complementar as regras da condição de elegibilidade dos membros honorários.
A cumprir o seu primeiro mandato à frente dos destinos da FAB, Paulo Madeira tem primado por uma gestão transparente da modalidade, facto que tem deixado satisfeitos os agentes da modalidade nas 18 províncias do país.
A realização de provas sob a égide da FAB fora da capital tem impulsionado as demais províncias a cultivarem o gosto pela modalidade mais titulada do país, a par do andebol feminino.
Em 17 presenças em fases finais do Campeonato Africano das Nações, no sector masculino, Angola conseguiu 11 títulos, ao passo que as senhoras já levam dois africanos ganhos.
A prestação das demais Selecções Nacionais nos africanos de 2013, que culminou com a conquista dos Afrobasket, vai merecer igualmente uma análise dos agentes da modalidade.
A Selecção Nacional sénior masculina arrebatou em 2013 o título africano e apurou-se para a fase final da 17ª edição do Campeonato do Mundo, a decorrer este ano em Espanha. As senhoras conseguiram o apuramento inédito à fase final do Campeonato do Mundo da Turquia, em face da conquista do Afrobasket de Maputo.
A Selecção Nacional masculina de sub-16 também brilhou em 2013, ao arrebatar pela primeira vez o Afrobasket da categoria e o consequente apuramento inédito ao Campeonato do Mundo de sub-17, prova a realizar-se no Dubai.

BAI Basket
Petro desfalcado recebe Interclube

O Atlético Petróleos de Luanda está desprovido de Miguel Kiala, poste, atleta que recupera satisfatoriamente da intervenção cirúrgica a que foi submetido ao joelho esquerdo, e recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Interclube, em partida de maior cartaz da primeira jornada da primeira volta do Grupo A.
Os petrolíferos da capital ocuparam o terceiro lugar na fase regular do BAI Basket e podem contar com os préstimos do extremo base, Roberto Fortes, cumprido que está o castigo federativo.
Depois de ter conseguido de forma brilhante o apuramento às meias-finais da Taça de Angola, nas quais tem como adversário o arqui-rival 1º de Agosto, o camaronês ao serviço da equipa do Eixo-viário tem o plantel preparado para atacar a fase de grupos.
Uma vitória logo mais, frente à turma da Polícia, vai seguramente galvanizar o conjunto que amanhã defronta o 1º de Agosto no Pavilhão Victorino Cunha.
A formação do Interclube, quarto classificado da fase regular, que esteve muito aquém do seu rendimento habitual, quer começar com vitória a fase de grupos.
Tal como os petrolíferos, os polícias têm igualmente amanhã um osso duro de roer, quando se deslocarem ao Complexo do Dream Space, ao encontro do Recreativo do Libolo.
Ainda para o Grupo A, o 1º de Agosto, que também não conta com os préstimos do jovem base Hermenegildo Santos, campeão africano pela Selecção Nacional, recebe a partir das 18h00, no seu reduto, o Clube Universidade Lusíada, num prélio em que os militares são claramente favoritos à conquista dos dois pontos. No Grupo B, a jornada número um compreende hoje apenas uma partida. O Futebol Clube Vila Clotilde recebe a partir das 15h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Clube Amigos de Viana.
Com um plantel mais recheado em termos de valores individuais, o Vila, com maior ou menor dificuldade, vai levar de vencida a modesta equipa de Viana, que se debate com várias carências, desde a falta de jogadores, campo para treinar e componente financeira.
O Progresso Associação do Sambizanga antecipou o seu jogo e defrontou ontem o ASA, mas até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.
 MC 

Sorteio/mundial
Comitiva angolana deixa hoje a capital

Uma delegação da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) deixou hoje de madrugada o país, com destino à Turquia, a fim de testemunhar amanhã o sorteio do Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores femininos, a decorrer naquele país de 27 de Setembro a 5 de Outubro.
Aníbal Moreira, seleccionador nacional, Eurico Araújo Boneco, vice-presidente da FAB, e Tony Sofrimento, director de Marketing e Relações Internacionais do órgão reitor da modalidade no país, fazem parte da comitiva.
O sorteio do Campeonato do Mundo estava inicialmente agendado para o dia 8, mas foi remarcado para dia 15 de Março.
À margem do sorteio, o órgão que tutela a modalidade no mundo vai ainda realizar o seu congresso extraordinário, no dia 16, e Angola faz-se representar no conclave.
Os moldes de apuramento para os próximos Campeonato dos Mundo, Jogos Olímpicos e alteração dos Estatutos, entre outros temas, vão dominar o congresso extraordinário da Fiba-Mundo, instituição que é liderada pelo francês Yvan Mainini.

Para o Campeonato do Mundo da Turquia estão apuradas 16 selecções, ANGOLA, Estados Unidos, campeão mundial e olímpico em título, Cuba, Canadá, Brasil, Japão, Coreia do Sul, Espanha, França, Turquia, Sérvia, Bielorrússia, República Checa, Moçambique, Austrália e China.

As equipas são subdivididas em quatro grupos de quatro selecções cada.
 MC

Benguela
Progresso viaja hoje


A formação do Progresso Associação do Sambizanga segue viagem esta manhã para Benguela, a fim de defrontar a equipa do Sporting, em desafio referente à segunda jornada do Grupo B do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos.
Depois de defrontar ontem o ASA, a formação do Progresso do Sambizanga parte esta manhã para a província de Benguela, onde amanhã vai procurar surpreender a equipa verde e branca.
O Sporting de Benguela, conjunto orientado pelo técnico Emanuel Trovoada, vai procurar começar com triunfo a fase de grupos. Apesar de estar a fazer a sua estreia no BAI Basket, o Sporting de Benguela teve uma prestação positiva na fase regular da competição.
Ainda amanhã, para o Grupo B, o Futebol Clube Vila Clotilde defronta o ASA, em desafio referente à segunda jornada da primeira volta da fase de grupos.
 MC