Africa Basquetebol

18 janeiro 2014

ANGOLA : Sporting de Benguela vence Progresso e quebra jejum de três derrotas

Benguela - No Pavilhão Joaquim Araújo, sexta-feira, em Benguela, o Sporting deu sinal de vida e conseguiu colocar fim a uma série negativa de resultados, ao vencer o Progresso do Sambizanga por 71-63, em jogo de acerto da terceira jornada do XXXVI Campeonato Nacional de Basquetebol em sénior masculino (BAI-Basket).

Com uma brilhante actuação do triplista Aldmir Mendes e do extremo Sekomba Conde, ambos cestinhas do jogo com 21 pontos, cada, a formação leonina ganhou, pela segunda vez, no BAI-Basket, quebrando um jejum de três jogos sem vencer que parecia quase interminável.
A equipa de Emanuel Trovoada teve dificuldades para triunfar, principalmente depois de ter estado em situação de desvantagem no primeiro, segundo e terceiro período (11-14, 19-23 e 41-43), mas um último quarto de grande qualidade permitiu a reviravolta e garantiu-lhe o segundo triunfo da temporada, depois de ter ganho ao ASA, por 87-82, também em Benguela, a 21 de Dezembro de 2013.
Na primeira parte, o Sporting só igualou aos cinco minutos (7-7). Após a entrada do base José Salvador, o Progresso aproveitou bem as fraquezas defensivas dos leões para conquistar uma vantagem de 14-11, neste primeiro tempo.
Os visitantes foram mantendo a vantagem, mas o Sporting foi reagindo aos poucos, chegando várias vezes à cesta adversária, embora não tenha aproveitado esse ascendente para desequilibrar.
Algumas desconcentrações ofensivas do extremo Josemar Carvalho, recuperado de uma lesão que o havia afastado dos últimos dois jogos, e a superior prestação de Joseney Joaquim e José Fula, na segunda parte, permitiram à equipa de Luanda isolar-se no comando, com o placar a registar 29-19, favoráveis aos forasteiros.
Emanuel Trovoada percebeu a dificuldade do combinado e mexeu no ataque, com a entrada de Luís Almeida na vaga de Josemar Carvalho. Até mesmo a marcação do Progresso não foi tão eficiente. Manda João, Sekomba Conde e Paulo André abriram espaços no meio e permitiram que os donos da casa avançassem com muita facilidade. Desta vez, os sambilas estavam pressionados, Egídio Ventura e Hélder Cristina perderam boas oportunidades.
Nos últimos minutos do segundo período, o Sporting voltou a responder da melhor forma, indo ao intervalo com apenas dois pontos de desvantagem, muito por culpa de Manuel Nowa que acertou três pontos a dois segundos da pausa (43-41), deixando incrédulos os adeptos.
Após o reatamento, o Sporting colocou-se em vantagem, abrindo caminho a uma última parte de grande emoção, com várias diferenças no placar sempre a favor dos benguelenses, nos quais Aldmir Mendes e Afonso Rodrigues “Fefé” se mostravam em bom plano nas jogadas concretizadas em contra-ataque.
Ainda que o Progresso tivesse voltado a tentar pressionar, os sportinguistas, na sua melhor fase, foram elevando a contagem, que atingiu um máximo de 52-43. A poucos minutos do final, a turma de Emanuel Trovoada aumentou a diferença, graças aos lances livres e triplos de Aldmir Mendes, que deixaram o vencedor do jogo definido.
Esta é a segunda vitória do treinador Emanuel Trovoada no comando do Sporting, que respira aliviado. O timoneiro havia somado até agora três derrotas e conquistado apenas um triunfo. Agora, o conjunto tentará manter a reacção diante do Vila Clotilde, no Pavilhão Joaquim Araújo, sábado, pelo reajuste da quarta jornada.
O Sporting de Benguela actuou com: Sekomba Conde, Afonso Rodrigues, Manda João, Aldmir Mendes e Paulo André. Jogaram ainda Bento Gamba, Aldemiro Real, Anderson Baptista, Luís Almeida e Marcos Paulo.  Técnico: Emanuel Trovoada.
Já o Progresso do Sambizanga entrou em campo com: Manuel Nowa, Hélder Cristina, Egídio Ventura, José Fula e Joseney Joaquim. Alinharam também: Joel Domingos, Escórcio António, Augusto Sangunga, Benvindo Quimbamba, Márcio Mário e José Salvador. Técnico: Cláudio.