Africa Basquetebol

16 janeiro 2014

MOÇAMBIQUE : No encontro havido em Maputo: PM japonês reitera apoio à selecção feminina

|
O PRIMEIRO-ministro japonês, Shinzo Abe, que esteve recentemente de visita ao nosso país, reiterou, na tarde de domingo, apoio do seu país à selecção nacional de basquetebol sénior feminina que este ano irá participar no “mundial” que terá lugar na Turquia.
O encontro teve lugar no pavilhão do Maxaquene, onde também estiveram o Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana Jr., o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Francisco Mabjaia, e outros dirigentes de instituições ligadas ao deporto, para além da selecção sub-16, convidada especial do governante nipónico.
O PM japonês expressou a abertura do povo do seu país em cooperar com Moçambique na área desportiva e com o basquetebol, em particular. Na ocasião, Shinzo Abe recordou com muito orgulho o facto de a selecção nacional ter estagiado naquele país antes do “afrobasket”, que culminou com o seu apuramento ao “mundial”.
Na ocasião, o Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana Jr., agradeceu o facto de o Japão ter acolhido a selecção nacional, ano passado, para um estágio que abriu portas para o sucesso no “afrobasket”, reiterando o desejo de continuar a cooperação com aquele país no âmbito desportivo.
“A selecção nacional contribuiu bastante para o engrandecimento da pátria ao se qualificar para o ‘mundial’ da Turquia, por isso Moçambique e os moçambicanos agradecem o estágio que o Japão nos concedeu antes do ‘afrobasket’. Esperamos que este gesto se repita. Aliás, gostaríamos de voltar a contar com o vosso apoio, pois é nosso objectivo representar o país de forma condigna na Turquia”, vincou.
No final do encontro, a selecção nacional ofereceu um facto de treino a Shinzo Abe, sendo que a federação presenteou-o com um quadro de honra. Mas antes houve uma demonstração de um jogo de basquetebol entre um misto das selecções sénior e sub-16.
QUEREMOS QUE A PARCERIA DURE – Fernando Sumbana Jr.
À MARGEM do encontro com o Primeiro-ministro japonês, o Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana Jr., disse que espera que as relações com o Japão se tornem cada vez mais coesas e sejam duradouras e se expandam para outras modalidades.
“Os contactos que o Japão estabeleceu com a Federação Moçambicana de Basquetebol criaram uma relação que está a ter reflexos e continuidade, o que é nosso desejo. Repare que antes de disputarmos o ‘afrobasket’ estivemos lá a estagiar e conseguimos atingir o nosso principal objectivo”, realçou.
“Queremos que esta seja uma rampa para uma relação coesa e que se solidifique a cada minuto no desporto e no basquetebol, em particular. Nós estamos a fazer a nossa parte, há um trabalho que está sendo feito. O basquetebol abriu portas para uma cooperação valiosa a avaliar pelos resultados”, vincou.
Sumbana revelou ainda que há fortes probabilidades de a selecção japonesa vir a Maputo no âmbito da preparação da Selecçao Nacional para o Mundial da Turquia.
 
SOMOS OS PIONEIROS NA COOPERAÇÃO COM O JAPÃO
–Francisco Mabjaia
O PRESIDENTE da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) considera que a relação com o Japão é de “peso elevado” porque a selecção foi a primeira de África a fazer jogos de amizade com a daquele país do oriente asiático.
“É neste contexto que considerámos que o gesto do Primeiro-ministro japonês se reveste de enorme simbolismo. Aliás, foi ele mesmo que pediu o encontro com a nossa selecção e fez um convite à Selecção Sub-16 para estar aqui, tudo porque acompanhou de perto o nosso estágio no seu país, ano passado”, disse Franscisco Mabjaia.
“Há a possibilidade de se criarem campos de treinos conjuntos com o Japão, e nessa matéria eles já manifestaram inteira disponibilidade, daí que aproveitámos este encontro para convidar a selecção nipónica a vir jogar connosco aqui em Moçambique”, revelou.