Africa Basquetebol

15 janeiro 2014

CABO VERDE : Equipa técnica divulga convocados para Jogos da Lusofonia

A equipa técnica nacional, formada por Tó Tavares (principal) e Rodrigo Mascarenhas (adjunto), já divulgou a lista dos 12 basquetebolistas que vão representar o país nos Jogos da Lusofonia, que arrancam no próximo dia 18 deste mês, na região de Goa, Índia. São eles Vany, Jason e Hernani (Académica de São Vicente), Cukim (Mindel Vets), Sorna e Sander (Preguiça), Patrick e Michel (Prédio), Kuka e Tchesco (Seven Stars), Bucks e Fidel (ABC).

Basquetebol: Equipa técnica divulga convocados para Jogos da Lusofonia
Tó Tavares e Rodrigo Mascarenhas chamaram apenas atletas que militam em equipas nacionais. Por esse motivo, o Secretário da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Filomeno Costa, diz que o nigeriano Alex Nwora não regressou ao país para orientar a equipa, que está a treinar há três semanas.
É neste ponto que aproveita para esclarecer que aconteceu um “erro de comunicação” quanto à notícia avançada pela agência de notícias Inforpress e que dava conta que Rodrigo Mascarenhas seria o novo seleccionador nacional em substituição de Alex Nwora.
“Houve um erro de comunicação. Como decidimos convocar apenas jogadores que militam em equipas nacionais, o Tó Tavares será o treinador principal enquanto o Rodrigo Mascarenhas será o seu adjunto, acumulando as funções de chefe da delegação. Depois destes jogos, Alex Nwora continua como seleccionador principal e volta a ter Tó e Rodrigo como adjuntos para desafios futuros”, garante Meno Costa, que lamenta os transtornos que esse "erro" terá causado nos seus implicados.
Os Jogos da Lusofonia arrancam no próximo dia 18, na região de Goa, Índia. A selecção cabo-verdiana de basquetebol estreia-se no dia 24 de Janeiro, ainda com adversária a definir. Esta selecção "doméstica" terá a tarefa de igualar ou melhorar a medalha de prata conquistada na edição de 2009 dos Jogos da Lusofonia, em Lisboa, Portugal.
Além do basquetebol, o nosso país vai estar representado no evento pelas modalidades de atletismo, voleibol de praia e taekwondo. O futebol, medalha de ouro em 2009, fica de fora por razões financeiras e temporais.