Africa Basquetebol

21 janeiro 2014

ANGOLA : Raul Duarte pede seriedade dos clubes no processo de formação

RAUL DUARTE, PRESIDENTE DE DIRECÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES NACIONAIS DE BASQUETEBOL
FOTO: PEDRO PARENTE

Lubango - O presidente de direcção das Associações Nacionais de Basquetebol, Raul Duarte, considerou importante que os clubes se empenhem com mais seriedade no processo de formação de atletas, no sentido de evitar ausências nas competições.

Em entrevista hoje à Angop, para se pronunciar sobre a fraca participação de equipas nos nacionais juniores masculinos e femininos, que a cidade do Lubango alberga desde sábado, realçou ser pertinente que as direcções das agremiações desportivas sejam mais sérias neste processo, evitando alterações nas datas de nascimento dos jogadores por altura de provas.
“Não é nada bom o que se está a registar nos nacionais de juniores. Há uma clara ausência de clubes e isto retira rítmo competitivo das equipas que têm a missão de continuar a formar atletas para futuras selecções”, realçou o técnico de basquetebol.Raul Duarte explicou que a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tomou decisões importantes, uma vez que nas edições anteriores alguns clubes apresentavam atletas com idades superiores estabelecidas para o escalão e que muitos ainda militavam em campeonatos de iniciados e de cadetes.
Relativamente ao nível competitivo dos campeonatos nacionais de juniores, em ambos sexos, Raul Duarte considerou razoável.
Para si, o 1º de Agosto e o Petro de Luanda em masculinos são os favoritos.
A 28ª edição do campeonato em masculinos conta com cinco equipas (1º de Agosto, Petro de Luanda, Sporting do Bié, Desportivo da Huíla e Casa Pessoal do Porto do Lobito) e a 27ª em femininos com 1º de Agosto, Casa Pessoal do Porto do Lobito, Benfica do Lubango, Petro de Luanda, Interclube, Sporting de Benguela e Sporting do Bié.