Africa Basquetebol

20 janeiro 2014

ANGOLA : Equipa militar espreita a liderança


Equipa de Paulo Macedo pretende desforrar-se do Recreativo do Libolo na partida da segunda volta da competição
Fotografia: Jornal dos Desportos
O 1º de Agosto regressa hoje aos trabalhos com olhos na tomada de assalto à primeira posição da tabela classificativa da edição 36 do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket)  depois de, no sábado último, no pavilhão anexo II, ter consolidado a segunda posição na tabela de classificação. A equipa militar completou 15 pontos ao bater o Atlético Sport Aviação por 96-68,  em jornada de acerto da oitava jornada da primeira volta da fase regular.Com menos um ponto que o Clube Desportivo e Recreativo do Libolo, os militares ainda não atingiram a plena forma desportiva, depois de na época passada terem feito uma campanha a todos os níveis positiva. A equipa conquistou o título nacional e a medalha de ouro do Africano de clubes, disputado em Sousse, Tunísia, que colocaram em evidência a acertada escolha da direcção de Carlos Hendrick no técnico Paulo Macedo no comando da equipa. 

O plantel encara os próximos desafios com maior acutilância.  Depois de consentir derrota frente ao Libolo, na disputa da nona jornada, em que o adversário, na condição de anfitrião, jogou às ordens do técnico-adjunto, Ricardo Rodrigues,  a formação do Rio Seco voltou a fazer uma exibição pouco convincente diante do Atlético Sport Aviação. A equipa do aeroporto, mesmo desprovida de grandes valores individuais, conseguiu criar grandes dificuldades até ao terceiro quarto.Apesar de ser notória a intenção de Paulo Macedo procurar o entrosamento entre os jogadores de maior experiência com a nova geração de atletas, os baixos índices de produção  de Armando Costa, Mário Correia, Joaquim Gomes "Kikas", Carlos Almeida e  Cedric Ison têm revelado a necessidade de maior empenho para contrapor às potencialidades do Libolo e do Atlético Petróleos de Luanda, este último  já nos Estados Unidos da América a efectuar estágio.No entanto, espera-se por partidas mais renhidas, em função da preparação que cada um dos emblemas mais expressivos do país está a fazer, visando  a segunda volta da competição. As equipas auguram atingir altos níveis competitivos para alcançar o troféu no final da prova que termina em Junho.

 SUB-18
Campeão nacional volta a perder


A formação do 1º de Agosto em sub-18, campeão na classe feminina, consentiu ontem a segunda derrota consecutiva ao perder diante do Sporting de Benguela por 75-76 no jogo referente à segunda jornada do campeonato nacionais da bola ao cesto que decorre na cidade do Lubango.Num jogo emocionante e bem disputado técnica e tacticamente, a equipa militar, comandada por Gaspar Neto, perdia ao intervalo por 31-35. No primeiro quarto, a equipa do Rio Seco perdeu por 13-15.  No terceiro quarto, as militares conseguiram inverter o quadro ao seu favor tendo ganho por 48-46.

Com esse resultado, o jogo ganhou outra dinâmica onde o equilíbrio foi a tónica dominante. As duas formações estavam empatadas a 58-58 no quarto subsequente, o que forçou ao primeiro prolongamento, que também resultou em empate, 65-65. O resultado final foi definido após o segundo prolongamento, quando os relógios apontavam 50 minutos.Desde o começo da competição  a partida entre 1º de Agosto e Sporting de Benguela foi a que contou com a melhor assistência.

No final da partida, o treinador do 1º de Agosto, Gaspar Neto, disse ter sido uma derrota muito sofrível, pois complica os objectivos do clube. O especialista reconheceu ter faltado concentração das atletas na ponta final.“Tínhamos vantagem no segundo prolongamento de três pontos, mas não conseguimos manter essa vantagem; faltou a concentração das minhas atletas, o que pesou na nossa segunda derrota”, admitiu.
Apesar das duas derrotas, o técnico do 1º de Agosto mantém aceso o objectivo de revalidar o título. Para a concretização, promete ganhar os últimos três pontos.

A capitã da formação feminina do Sporting de Benguela, Esperança Nunda, manifestou-se regozijada pela "vitória emocionante" diante de “uma equipa forte ". A base destacou que o objectivo do conjunto é chegar às meias-finais e depois conseguir o passe para a final da competição
“Com essa vitória o Sporting de Benguela ganha ânimo para fazer uma melhor competição. Estávamos à espera dessa vitória, porque trabalhámos muitos para chegar até aqui”, sublinhou Esperança Nunda.

Hoje, a partir das 9h00, no pavilhão Gimnodesportivo do Benfica do Lubango, joga-se a terceira jornada com destaque, em femininos, a partida entre Benfica do Lubango e Grupo Desportivo do Maculusso de Luanda. À tarde, a partir das 15h00, defrontam-se o Sporting de Benguela e o Interclube de Luanda e 1º de Agosto e o Sporting do Bié.Na classe masculina, o cartaz reserva os jogos entre a Casa Pessoal do Porto do Lobito e o 1º de Agosto às 10h00 e o Clube Desportivo da Huíla joga com o Petro de Luanda às 18h00. Por força do calendário, o Sporting do Bié repousa.
                GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO