Africa Basquetebol

25 janeiro 2014

ANGOLA : Libolo mantém liderança


Equipa de Norberto Alves mantém-se invicta na principal competição nacional de basquetebol sénior masculina
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Clube Desportivo e Recreativo do Libolo somou 18 pontos e consolidou a liderança da tabela classificativa da XXXVI edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket) ao vencer ontem, à noite, no pavilhão 28 de Fevereiro, a sua similar do Interclube por 101-87, em partida de antecipação da primeira jornada da segunda volta da fase regular da competição.

Uma partida em que os donos de casa entraram pouco esclarecidos no quarto inicial, mas o técnico Alberto Babo soube potenciar os sectores ofensivo e defensivo a partir do segundo quarto, tendo virado o resultado a seu favor com os parciais  de 29-9 (45-35), depois de terem perdido o primeiro tempo por 10 pontos (16-29).
Diante do seu público, os azuis e branco fortaleceram a crença de que o adversário estava fragilizado e faziam contas para escaparem da quinta posição com os dois pontos em disputa.  Mas a rapaziada de Norberto Alves operou significativas mudanças na forma de abordagem quer do jogo interior quer no exterior, numa fase em que o ex-atleta ao serviço da Polícia Nacional, Eduardo Mingas, em sintonia com Carlos Morais, complicaram ao máximo a vida dos donos de casa.
Apesar de verem gorado o objectivo de ultrapassar o adversário no seu reduto, Alberto Babo voltou a deixar patente a sua marca, com muita perspicácia nas variantes tácticas de que se socorreu para evitar um resultado mais dilatado, o que deixa crer que a equipa vai aparecer mais coesa nas jornadas subsequentes. O entrosamento entre os novos reforços estão mais familiarizados com a naipe de atletas que a direcção contratou para a presente época. Com o resultado, o 1º de Agosto, que ontem também venceu o Sporting de Benguela, em casa do adversário, mantém a segunda posição, agora com menos um ponto (17).

NACIONAIS SUB-18
Finalistas são conhecidos hoje 

As equipas finalistas dos campeonatos nacionais de basquetebol, que a cidade do Lubango acolhe, são conhecidas hoje quando forem disputadas as meias-finais, no pavilhão gimnodesportivo do Benfica do Lubango. Na classe feminina, o 1º de Agosto defronta o Grupo Desportivo Maculusso e o Sporting de Benguela joga com o Interclube de Luanda. Na classe masculina, 1º de Agosto defronta Sporting do Bié e o Petro de Luanda joga com a Casa do Pessoal do Porto do Lobito.

O treinador da equipa feminina do 1º de Agosto, Gaspar Neto, regozijou-se por jogar a meia-final. O técnico prometeu defender e atacar melhor para evitar outra derrota. “É sempre difícil jogar com o Maculusso, Interclube e o Sporting de Benguela. Todos os jogos que efectuámos no campeonato foram difíceis. Nas meias-finais, vamos encontrar mais uma dificuldade e vamos tentar ultrapassar”, admitiu. O treinador do Grupo Desportivo Maculusso, Júlio Machado, prometeu superar os erros cometidos no jogo diante do 1º de Agosto, referente à última jornada da primeira fase em que venceu por 60-52. Machado garantiu o passe para a final.
“Geralmente, quando se joga duas vezes com o mesmo adversário, torna-se muito complicado. Aconteceu comigo várias vezes no campeonato provincial de Luanda e perdemos nas meias-finais. Neste nacional prometemos fazer diferente”, assegurou. Júlio Machado revelou que o objectivo do grupo é erguer o troféu, depois de falhar no ano passado.

A formação do Benfica do Lubango e do Sporting do Bié, em feminino, disputam hoje as classificativas do 5º e 6º lugares. 
GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO 

MACULUSSO 
Invicta na primeira fase


A equipa feminina do Desportivo Maculusso terminou invicta a primeira fase do campeonato nacional de basquetebol em sub-18, que a cidade do Lubango alberga desde o passado dia 28 deste mês, ao somar dez pontos, fruto de cinco vitórias. Por esse motivo, o treinador da equipa, Júlio Machado, deu parabéns às atletas pelo esforço empreendido em cada jogo.
“Pelo forte desempenho que fazem as minhas atletas, na defesa e no ataque, só nos resta continuar a trabalhar com humildade para somar vitórias”, congratulou-se.
A atleta Duneth Silva, uma das melhores cestinhas da prova nacional, com 67 pontos, reconheceu ter sido muito difícil vencer os jogos durante a primeira fase. “Todas as equipas participantes são fortes; estão a dar o seu máximo e como os jogos estão difíceis, vamos continuar a trabalhar para chegar à final”, disse. O Sporting de Benguela foi a que mais trabalho e dificuldades criou à equipa do bairro Maculusso. 

Na classificação da fase regular, o Interclube ocupou o segundo lugar com oito pontos, seguido pelo Sporting Clube de Benguela, com iguais pontos e o 1º de Agosto, na quarta posição, com sete pontos. O Benfica do Lubango e o Sporting do Bié são os dois últimos, com sete e cinco pontos. 

CLASSE MASCULINA

Em masculinos, o 1º de Agosto ocupou o primeiro lugar com oito pontos, seguido do Petro de Luanda, com sete, Casa do Pessoal do Porto do Lobito, com seis e Sporting do Bié, com cinco. O Desportivo da Huíla quedou-se na última posição, com apenas quatro pontos.
GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO