Africa Basquetebol

06 novembro 2013

MOÇAMBIQUE : Terrenos para selecção de básquete

O PRESIDENTE do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, ofereceu, sábado, um total de 25 talhões destinados à Selecção Nacional de Basquetebol Sénior Feminina, que sagrou vice-campeã africana e qualificou-se para o Campeonato Mundial da modalidade a ter lugar próximo ano na Turquia.
O titular do Município de Maputo fez aquela oferta às “meninas do basquete”, incluindo a respectiva equipa técnica, no decorrer de uma homenagem a todos os desportistas nacionais que se destacaram no panorama desportivo nacional.
Na mesma cerimónia, o Conselho Municipal procedeu à inauguração de uma nova via, designada Rua dos Desportistas, num evento que teve uma alargada participação de atletas da actualidade e antigos praticantes do desporto moçambicano.
Para além dos talhões, a Selecção Nacional de basquetebol feminino recebeu das mãos do edil de Maputo um cheque no valor monetário de 475 mil Meticais, um diploma de honra e um ramo de flores, como forma de motivá-las para altos voos no “Mundial” da Turquia.
Na ocasião, o edil de Maputo ofereceu um computador a cada uma das jogadoras da Selecção Nacional de Basquetebol de Sub-16, incluindo um cheque de 150 mil Meticais, um diploma de honra e ramo de flores pelos feitos alcançados no recém-terminado “Afrobasket” de Maputo.
David Simango disse, na ocasião, que está em processo de correcção a documentação referente à atribuição de talhões a antigos jogadores da Selecção Nacional de Futebol.
Falando no acto de homenagem, o edil de Maputo enalteceu o facto de o desporto constituir um movimento que engrandece e eleva bem alto o nome de Moçambique e a Bandeira Nacional.
O Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, considerou aquele acto como sendo um factor motivador e encorajador para os atletas nacionais.
Em representação dos desportistas nacionais, Calton Banze, antigo jogador e capitão da Selecção Nacional de Futebol, agradeceu a homenagem prestada aos desportistas nacionais por parte do Conselho Municipal de Maputo.