Africa Basquetebol

07 novembro 2013

ANGOLA : D´Agosto define grupo para 2014

                                             
Internacional angolano vai representar as cores do Clube Central das Forças Armadas Angolanas por mais uma época desportiva
Fotografia: Jornal dos Desportos
Paulo Macedo, técnico principal da equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, já definiu o plantel para a temporada 2013-2014, passando a meta pela conquista das principais provas, com prioridade para a Supertaça, Taça dos Clubes Campeões Africanos e a Taça de Angola.Entre as novas aquisições, destaque para o extremo Edson NDoniema, jogador formado nas escolas do clube e que na época transacta representou as cores do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul.

O poste Mutu Fonseca, ex-Recreativo do Libolo, é outro atleta que veio reforçar os jogadores da equipa militar que na temporada passada conquistaram nada mais, nada menos, do que seis troféus.Paulo Macedo disse ao Jornal dos Desportos que o actual plantel oferece garantias para uma temporada recheada de sucesso.“Nós temos um grupo de dezasseis jogadores para a temporada 2013-2014.
Felizmente a direcção do clube, à semelhança do que tem acontecido nos últimos tempos, conseguiu satisfazer o desejo da equipa técnica no que diz respeito a contratações. A direcção contratou os atletas que a equipa técnica solicitou, por isso vamos trabalhar para alcançarmos os nossos objectivos, a conquista de todas as provas em que estivermos comprometidos”, afirmou Paulo Macedo, técnico que arrebatou o décimo-primeiro título africano ao serviço da Selecção Nacional.

Entretanto, apesar de o plantel estar já fechado, visando a nova época desportiva nacional, que abre domingo com a disputa da Supertaça Wlademiro Romero, na cidade do Namibe, Paulo Macedo assegurou que a sua agremiação pode inscrever mais atletas na segunda fase de abertura do mercado de transferência, previsto para Janeiro, caso hajam lesões.
“Apesar de estarmos com o nosso plantel já fechado, podemos eventualmente inscrever mais um ou dois atletas em caso de força maior, ou seja, se formos assolados por uma onda de lesões”, garantiu o técni-  co militar, que cumpre a sua       segunda época no clube.Carlos Almeida, atleta que capitaneou a Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações, na Costa do Marfim, faz parte do actual plantel, de acordo com Paulo Macedo.
“Penso que temos um grupo coeso. Felizmente o Carlos Almeida ainda está connosco até ao final da presente época desportiva”, concluiu o técnico da equipa rubro-negra.

Provincial
Militares enceram maratona de jogos

A formação do 1º de Agosto termina esta noite a maratona de jogos no campeonato provincial de basquetebol em seniores masculinos, quando receber a partir das 18h00, no seu reduto, o Futebol Clube Vila Clotilde, em partida de acerto de calendário da aludida competição.À semelhança do que aconteceu nas duas primeiras partidas, frente ao Progresso Associação do Sambizanga e do ASA, Paulo Macedo vai colocar em campo os atletas que têm sido pouco utilizados, em virtude da disputa da Supertaça Wlademiro Romero, onde tem pela frente o arqui-rival Petro de Luanda.Apesar de terem em campo atletas de “segundo plano”, os militares vão encontrar pouca resistência do seu adversário que é de longe inferior ao conjunto rubro-negro. 1º de Agosto, campeão nacional em título, e Petro de Luanda, detentor da Taça de Angola, vão abrir a época desportiva nacional 2013-2014. M.C

Festividades - Huilanos celebram Independência
Um torneio de basquetebol sénior masculino denominado “Taça 11 de Novembro” vai ser organizado no próximo fim-de-semana pela associação provincial da modalidade da Huíla, em alusão o 38º aniversário da Independência Nacional.Participam no torneio, que vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo do Benfica do Lubango, as formações seniores masculinas do Clube Desportivo da Huíla (CDH), Clube Desportivo e Recreativo da Chibia, Heja Spor Clube e o Misto da Huíla.
A prova, disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, serve de antecâmara do campeonato nacional da segunda divisão que a cidade do Lubango acolhe de 15 a 23 deste mês.O secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), Diogo Rodrigues Gomes, referiu que por o 11 de Novembro ser uma data importante na vida dos angolanos, espera que as equipas participantes apresentem um bom nível para dignificarem a importância da prova.
“Espero que as formações aproveitem ao máximo o torneio para tirar algumas ilações sobre o que vão fazer no campeonato nacional da segunda divisão de basquetebol sénior masculino”, disse Diogo Rodrigues Gomes.O CDH defronta o Clube Desportivo da Chibia às 14h30, enquanto às 16h30 medem forças a equipa da Heja Spor Clube e o Misto da Huíla.No domingo joga-se para o 3º e 4º lugares as formações derrotadas e os vencedores da jornada inaugural disputam o título. Gaudêncio Hamelay, no Lubango