Africa Basquetebol

26 setembro 2013

ANGOLA : Selecção feminina continua invicta

                       
Em dia de folga as campeãs africanas ensaiam hoje os sistemas tácticos no pavilhão do Desportivo de Maputo
Fotografia: Santos Pedro
A Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina aproveita o descanso de hoje para realizar uma sessão de treinos com vista à disputa da partida dos quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol, a ter lugar amanhã, em hora e adversário a indicar, no pavilhão de Maxaquene.
Depois de ter feito um percurso regular na fase de grupos, o provável adversário de Angola é o Egipto, na qualidade de último apurado do grupo A. Ontem, as egípcias venceram as argelinas por 72-62, um encontro que permitiu ao técnico angolano Aníbal Moreira tirar ilações.
As angolanas apuraram-se aos quartos-de-final, após a terceira jornada. Ontem, voltaram a mostrar o potencial para revalidar o título diante do Mali. Alguns especialistas continuam a afirmar que a equipa técnica nacional deve trabalhar a componente psicológica para que o conjunto apareça mais desinibido e interprete melhor o jogo ofensivo das adversárias.
Nesse âmbito, Aníbal Moreira dá primazia hoje à tarde, no pavilhão do Desportivo de Maputo, aos sistemas tácticos.
O seleccionador angolano reconheceu que a equipa foi pouco incisiva no ataque e pautou por coesão insuficiente nos aspectos defensivos na fase preliminar. Apesar disso, Aníbal Moreira mantém-se confiante quanto a uma melhor desenvoltura da sua equipa na abordagem de todas as variantes tácticas. Realçou o espírito de grupo, que levou a Selecção Nacional a conquistar o “Africano” de Bamako, capital do Mali, em 2011.
“O mais importante na fase preliminar foi obter o passe para os quartos-de-final. Por isso, cumprimos uma etapa. Agora, projectamos uma fase, na qual somos obrigados a ter mais rigor. Vamos trabalhar para que os nossos objectivos sejam alcançados”, defende Aníbal Moreira.
Ainda ontem, no grupo B, as camaronesas garantiram o segundo lugar com nove pontos ao vencerem as nigerianas por 71-65, ao passo que o resultado do jogo do grupo A, entre Moçambique e Senegal era desconhecido até ao fecho da edição.

APÓS PROLONGAMENTO
Angola vence Mali

A Selecção sénior feminina de basquetebol venceu ontem em Maputo a sua congénere do Mali por 67-66, após  prolongamento. As duas selecções chegaram ao tempo regulamentar empatadas a 58 pontos. As malianas entraram na quadra para fazer a história. Com um arranque demolidor tomaram conta do jogo, colocando as campeãs em título atrás do prejuízo. Anibal Moreira e companhia foram ao intervalo a perder por 31-23. Na segunda parte, as coisas melhoraram e equilibraram o jogo. Angola tirou proveito da fragilidade maliana e inverteu os numeros no placard.

GRUPO A
Egipto afasta Argélia 

O Egipto garantiu a presença nos quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato Africano de basquetebol ao vencer ontem à tarde, no pavilhão de Maxaquene, por 72-62, a formação da Argélia, no segundo jogo do dia da última jornada do grupo A da fase preliminar do Campeonato Africano, com palco em Maputo.
As duas equipas do Magreb encontravam-se empatadas com sete pontos cada, embora as egípcias levassem vantagem no “score average” de 261 pontos, contra 176 das argelinas. As primeiras mostraram ser detentoras de um basquetebol melhor, depois de empatarem o primeiro quarto (9-9) e levarem de vencida os três tempos subsequentes (31-25, 57-46 e 72-62).
O Egipto, na qualidade de último apurado do grupo A, tem como provável adversário nos quartos-de-final, a ter lugar amanhã, a selecção angolana, o que deixa preocupado o técnico Mhamed Sal Elzayany. O treinador da selecção egípcia manifestou-se apreensivo quanto às probabilidades de se apurar para as meias-finais: “a esperança é a última a morrer”.

APURADA
Costa do Marfim bate Zimbabwe

A selecção da Costa do Marfim somou oito pontos e garantiu a sua continuidade na luta pela conquista da hegemonia da “bola ao cesto” africana ao vencer ontem, por 66-50, a modesta equipa do Zimbabwe, no jogo de abertura da quinta e última ronda do “Africano” de Maputo.
A jogar um basquetebol de primeira água, a Costa do Marfim soube manter a débil equipa zimbabweana no “devido lugar” desde os minutos iniciais.
As marfinenses, apontadas como uma das candidatas ao título, fazem uma campanha a todos os títulos digna de realce. A equipa adversária nos quartos-de-final tem de lutar, caso queira manter as ambições. As pupilas de Clemente Djadje têm como principal pretensão retirar a coroa africana das angolanas.

GRUPO B
Quénia e Cabo Verde afastados 

A selecção do Quénia obteve a sua primeira vitória na 23ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol sénior feminino ao vencer ontem à tarde, no pavilhão de Maxaquene, por um ponto (64-63) Cabo Verde, em partida referente à quinta e última jornada do grupo B. O resultado não impediu que ambas as equipas ficassem afastadas da corrida ao título continental.
O Quénia, que na terceira jornada do Africano de Maputo fez a sua melhor exibição diante de Angola, provou que a Selecção Nacional é o alvo de qualquer equipa na competição que Maputo acolhe desde sexta-feira e que conhece o seu vencedor domingo próximo. 
As cabo-verdianas, pouco habituadas a marcar presença na maior competição africana, não comprometeram o seu país. As meninas do arquipélago deram réplica às adversárias com que cruzaram, deixando a percepção de se tratar de uma equipa com margem de progressão para as próximas competições. A prova é que o Quénia só alcançou a vitória no período de prolongamento (53-53).
O técnico queniano, Owino Ronald, reconheceu que a sua equipa esteve aquém daquilo que foi projectado para a presente competição. Ronald disse estar descansado por se livrar do último lugar da tabela classificativa. Cabo Verde tem de vencer o próximo jogo para evitar a lanterna vermelha.
HELDER JEREMIAS