Africa Basquetebol

23 setembro 2013

ANGOLA : Selecção defronta Quénia apenas hoje

                        
Campeãs africanas defrontam hoje as quenianas para a terceira jornada da fase preliminar
Fotografia: Jornal dos Desportos
A partida da terceira jornada da 23ª edição do Campeonato Africano de basquetebol sénior feminino, prevista para ontem, no Pavilhão de Maxaquene, em Maputo, foi adiada para hoje, devido às alterações que a organização foi obrigada a proceder na decoração do piso que acolhe o evento.Os encontros do grupo A, Zimbabwe-Senegal, Egipto-Costa do Marfim, Moçambique-Argélia e do grupo B, Cabo Verde-Camarões, Angola-Quénia e Nigéria-Mali, só poderão ser realizados hoje, nos mesmos horários. O jogo de atraso referente ao Grupo A entre a equipa anfitriã e o Zimbabwe, previsto para hoje (que seria dia de descanso) foi realizado no final da tarde de ontem.
A informação caiu como um “balde de água fria” para as equipas, que ontem, a poucas horas do início da primeira partida do grupo B, entre as selecções de Cabo Verde e Camarões, foram surpreendidas com a alteração do calendário que reservava o dia de hoje para o descanso geral. O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, mostrou-se desagradado ao constatar a realidade no local quando pretendia observar o jogo entre Cabo Verde e Camarões, tendo em conta que Angola vai cruzar com a selecção camaronesa na quarta jornada, prevista para amanhã.
Aníbal Moreira preferiu não fazer qualquer comentário, mas deixou transparecer o seu desagrado, na medida em que foi obrigado a marcar uma sessão de treinos no período da tarde de ontem para dotar a equipa de ritmo competitivo, já que a equipa realizou dois jogos consecutivos e uma pausa forçada pode afectar o rendimento do plantel que evidencia paulatina ascendência do ponto de vista técnico.
Durante a sessão de treinos realizada no Pavilhão Desportivo de Maputo, que se situa a escassos metros do palco da competição, Aníbal Moreira e Eliza Pires aproveitaram para corrigir as lacunas ainda existentes no sistema defensivo, sem perder de vista a melhoria no capítulo da finalização, sectores que, nos jogos diante da Nigéria e Cabo Verde, estiveram na base do desconforto que as campeãs africanas tiveram em determinadas etapas de jogo.De resto, a equipa continua determinada em fazer uma campanha prodigiosa, pelo que o desafio frente à formação queniana não representa qualquer preocupação para Aníbal Moreira e Eliza Pires, a julgar pela pálida prestação com que o adversário se tem pautado nas duas primeiras jornadas.

AFROBASKET - Paulo Madeira critica falhas organizativas
O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira, mostrou o seu desagrado, em virtude da terceira jornada da fase preliminar do Afrobasket prevista para ontem, ter sido adiada para hoje, sem o prévio aviso às equipas que até ao princípio da manhã de ontem estavam convencidas que as partidas seriam realizadas de acordo com o calendário.O responsável, que se encontra na capital moçambicana a acompanhar a equipa nacional na sua defesa do título africano, teceu fortes críticas à organização pelas lacunas que o evento tem estado a evidenciar do ponto de vista administrativo, facto que, em sua opinião, pode colocar em causa o trabalho que se tem realizado com esmero por parte da equipa técnica.
Paulo Madeira aponta a inexistência de um conselho permanente para se colocar todas as questões de interesse e urgência, como “uma falha grave” numa competição de vulto e exige que os responsáveis do evento melhorem, pois, não se pode permitir que numa prova da dimensão de um Campeonato Africano se tomem decisões em cima da hora sem consultar as delegações das equipas participantes. No dizer do homem forte da FAB, a equipa de Moçambique sai beneficiada neste contexto por ter aproveitado o dia de ontem para realizar o jogo de atraso diante do Zimbabwe, depois de sábado ter vencido o Egipto por 105-53.
“Estamos a disputar o Afrobasket, que não se trata de qualquer prova, pois representa o evento de maior dimensão no continente, o que exige maior responsabilidade da organização. Infelizmente deparamo-nos com este tipo de situação pouco abonatória para o desporto e que cria transtornos na nossa programação. Só ficámos a saber desta alteração hoje (ontem), quando seria correcto que nos contactassem com a devida antecedência”, desabafou Paulo Madeira. H.J

REACÇÃO
Francisco Mabjaia nega responsabilidade

O presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Francisco Mabjaia, negou as responsabilidades da instituição que dirige sobre o forçado adiamento da terceira jornada da fase preliminar da 23ª edição do Afrobasket, que a cidade de Maputo acolhe desde sexta-feira última até dia 29. Em declarações à imprensa, o também presidente do comité organizador do evento disse que o procedimento é uma orientação emanada dos órgãos decisores da Fiba-Afrique, na pessoa do seu presidente, que orientou a alteração das cores na decoração do piso em que se realizam os jogos.Francisco Mabjaia reconhece que o adiamento tenha causado alguma celeuma entre as equipas que se preparavam para jogar, mas justifica a necessidade de se ter de adiar a jornada pelo facto da nova decoração não ter sido terminada a tempo. H.J

 Reconhecimento
Técnico cabo-verdiano fala de Angola

O técnico principal de Cabo Verde, António Moreira, apontou a selecção angolana como uma das principais candidatas à conquista do 23º Campeonato Africano de basquetebol sénior feminino, com palco em Maputo.Em declarações ao Jornal dos Desportos, o treinador da equipa que desembarcou na capital moçambicana utilizando o mesmo avião que Angola, reconheceu a superioridade de Angola no jogo da segunda jornada, disputado sábado, em que as campeãs africanas vergaram o adversário por 76-51.
Para o técnico, a sua equipa ainda tem possibilidades de passar à fase seguinte, apesar de consentir duas derrotas nas jornadas iniciais, pelo que confia na capacidade das suas atletas em travar a equipa dos Camarões, na terceira jornada do grupo B.António Moreira mostrou-se surpreendido com o adiamento da jornada prevista para ontem à mesma hora, mas reiterou o desejo do grupo em fazer o melhor para que não volte a conhecer o sabor da derrota diante de um adversário que, em termos gerais, está ao alcance do seu plantel.H.J