Africa Basquetebol

21 setembro 2013

AFROBASKET MAPUTO-2013: Costa do Marfim-Argélia: um filme de basquetebol!

FOI uma autêntica propaganda de basquetebol o embate entre a Costa do Marfim e Argélia (vitória das costa-marfinesa, por 56-48). Não sendo equipas tidas como candidatas ao título, ninguém esperava tanto delas, mas souberam contrariar as expectativas.
Jogo muito táctico sobretudo no primeiro período e, com muita técnica á mistura, as duas equipas bateram-se muito bem e o equilíbrio foi notável. Com 12-7 a favor das costa-marfinenses, terminou o primeiro período.
O duelo foi ainda mais interessante no segundo período. Aliás, o embate tornava-se mais espectacular à medida que o tempo ia passando. O equilíbrio e a técnica foi a tónica dominante. Atacava-se abertamente e defendia-se á zona. A Costa do Marfim foi ao intervalo a ganhar por 24-18.
O terceiro período foi marcado por cesto aqui e cesto acolá. Nesta fase do jogo, a Argélia conseguiu pela primeira vez chegar à vantagem, tendo terminado a ganhar por 37-35.
Já na última etapa, a experiência, gestão de esforço e a técnica vieram ao de cima. As costa-marfinesas foram mais cautelosas no ataque, ou seja, não se embandeiravam em arco. Desgastaram a adversária que chegou aos últimos s cinco minutos totalmente esgotada. Aí, a Costa do Marfim, bem apoiada pelo público (moçambicano), tirou partido da fadiga das argelinas e recuperou de uma desvantagem de cinco pontos (40-45) para uma vantagem de oito pontos, ou seja, 56-48, resultado com que terminou o desafio.