Africa Basquetebol

26 setembro 2013

AFROBÁSKET MAPUTO 2013 - Moçambique decide liderança do grupo com senegalesas

A SELECÇÃO Nacional de basquetebol sénior feminina decide esta noite a liderança do Grupo A com o Senegal, depois de ontem ter derrotado a Costa do Marfim, por 56-41, num jogo de grandes emoções, durante o qual a turma moçambicana foi obrigada a provar o quanto vale.
FIRMEZA CONTRA PRESSÃO PERMANENTE
O jogo com a Costa do Marfim foi um grande teste de Moçambique para as missões que se avizinham, começando pelo jogo desta noite frente ao Senegal. As marfinenses não permitiram vida fácil às moçambicanas.
O começo foi bem difícil, mas com muita firmeza e perante a pressão permanente, a Selecção Nacional soube auto-superar-se e manter-se à frente do marcador.
O primeiro período terminou com Moçambique a vencer por 18-8, mas a ter uma boa resposta por parte do adversário e numa altura em que as treinadas por Nazir Salé acusavam alguma ansiedade, dado o peso de responsabilidade, já que estavam pela primeira vez diante de um adversário digno de respeito. A extremo-poste
Leia Dongue esteve evidente tanto a defender como a atacar, ganhando alguns ressaltos que permitiram-lhe fazer 11 pontos no primeiro período.
Salientar que Moçambique entrou a sofrer uma baixa.
A extremo-base Cátia Alar saiu lesionada com alguma gravidade numa disputa na zona do garrafão, mas foi uma baixa que não influenciou tanto na estrutura táctica da equipa, apesar das dificuldades com a equipa se debatia, sobretudo no capítulo da finalização.
A equipa moçambicana foi gradualmente melhorando de produção e o segundo período terminou com 12 pontos de vantagem para a turma da casa (32-20), com Leia Dongue a elevar a sua contagem para 13 pontos, enquanto Deolinga Ngulela e Deolinga Gimo faziam seis pontos cada.
Esta vantagem abriu boas expectativas para a segunda metade do jogo, porém as senegalesas vieram ao de cima e, com passes mal conseguidos e perdas nos ressaltos, reduziram a diferença para 10 pontos no fim do terceiro período (41-31).
Portanto, seria no último período em que a equipa moçambicana expôs a sua veia demolidora, com as pedras mais importantes, nomeadamente Deolinga Ngulela, Clarisse Machanguana e Leia Dongue, a fazerem a diferença no rectângulo de jogos, quando a vantagem de Moçambique havia sido reduzida para oito pontos
(44-36) no culminar da primeira metade do último período. Leia Dongue elevou a sua conta individual para 16 pontos e, com dois triplos bem conseguidos, Deolinda Ngulela subiu a sua margem para 12 e Clarisse Machanguana para nove, tornando-se nas jogadoras mais produtivas deste embate cheio de grande emoções.
Programa de hoje
10.00h – Costa do Marfim-Zimbabwe
12.15 h – Argélia-Egipto
14.30 h – Quénia-Cabo Verde
16.45 h – Camarões-Nigéria
19.00 h – Moçambique-Senegal
21.15 h – Angola-Mali
Resultados de ontem
Egipto-Zimbabwe (85-55)
Quénia-Mali (42-63)
Argélia-Senegal (22-102)
Camarões-Argélia (44-48)
Costa do Marfim-Moçambique (41-56)
Cabo Verde-Nigéria (55-60)