Africa Basquetebol

23 julho 2013

ANGOLA : Cipriano e Carlos Almeida aumentam opções do técnico

                       
Seleccionador aguarda com grande expectativa a reintegração do poste Reggie Moore
Fotografia: Jornal dos Desportos
Os internacionais angolanos, Olímpio Cipriano e Carlos Almeida, ambos extremos bases, reintegraram ontem os trabalhos da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino, que em Madrid, projecta o Afrobasket da Costa do Marfim, prova a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, aumentando deste modo, as opções do seleccionador nacional que prepara o terceiro amistoso, marcado para amanhã, a partir das 20h00.Olímpio Cipriano esteve afastado do grupo de trabalho, devido a uma lesão no joelho direito, ao passo que Carlos Almeida, por inerência da sua função na Assembleia Nacional (deputado do MPLA), esteve na última semana em Luanda, onde assistiu a plenária que aprovou a naturalização do poste norte-americano Reggie Moore e do argentino Martin Ernesto Payero, este último jogador de hóquei em patins.
Com a reintegração do Olímpio Cipriano e Carlos Almeida, o seleccionador nacional, Paulo Macedo, viu aumentado o leque de opções,fundamentalmente, para o confronto de amanhã, às 20h00, frente ao Misto de Jogadores Profissionais da Liga ACB de Espanha, formação a quem os decacampeões africanos já venceram por duas ocasiões (87-39 e 71-57).Ontem, nas duas sessões de treinos do dia, Olímpio Cipriano, extremo base do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, treinou-se sem qualquer limitação física, segundo fez saber Agostinho Matamba, médico da Selecção Nacional.
“Felizmente o Olímpio Cipriano reintegrou hoje (ontem) os trabalhos da Selecção Nacional sem qualquer limitação. Portanto, a sua utilização no jogo de amanhã depende única e exclusivamente do seleccionador nacional”, assegurou Agostinho Matamba. Depois da recuperação do extremo Olímpio Cipriano, o estado clínico do combinado nacional que prepara o resgate do título africano perdido em 2011, no Afrobasket de Antananarivo,Madagáscar, a favor da Tunísia, é considerado estável pelo homem que cuida da saúde dos integrantes da Selecção Nacional.Hoje, os pupilos de Paulo Macedo voltam a aprimorar os fundamentos técnicos e tácticos. O capítulo defensivo tem sido um aspecto em que a equipa técnica tem procurado melhorar dia após dia.
Amanhã, acontece o terceiro jogo de controlo, frente ao Misto de Jogadores Profissionais da Liga ACB de Espanha.Em Espanha, os decacampeões africanos vão realizar oito a dez jogos de controlo, antes de rumarem viagem para Abidjan, palco da fase final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova que apura os três primeiros classificados para o Campeonato do Mundo de Espanha, a disputar-se em 2014. A comitiva angolana deixa a cidade de Madrid a 17 de Agosto próximo, para o palco da competição.No Afrobasket da Costa do Marfim, Angola figura no Grupo C, ao lado das selecções de Cabo Verde, adversário de estreia no dia 20 de Agosto, Moçambique e República Centro Africana.

Sprite Rood Show  -  Luanda apura finalistas no mês de Agosto
 A fase final da II edição do projecto Sprite Basketboll Rood Show-2013 é realizada nos dias 3 e 4 de Agosto próximo, em Luanda, com a participação de 20 atletas com idades compreendidas entre os 14 aos 19 anos de quatro províncias.O anúncio foi feito no Lubango pelo coordenador do projecto, Elvino Dias, à margem da selecção dos cinco atletas da província da Huíla, realizada no último fim-de-semana.Elvino Dias, coordenador técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) esclareceu que o projecto da iniciativa da sprite, visa relançar a própria modalidade a nível das categorias de formação.
Por este motivo, agradeceu o gesto da sprite na qualidade de promotor, em virtude de estar neste momento a desenvolver o projecto em quatro províncias de Angola, nomeadamente, Huíla, Benguela, Luanda e Cabinda. Avançou que para a disputa da fase final cada província vai ceder cinco atletas eleitos durante os castings realizados nas respectivas províncias. Por isso, é que trabalhamos sábado e domingo na Huíla para a selecção dos 5 atletas que depois vão a Luanda. Em Agosto, os jogadores americanos vão escolher quatro atletas para uma bolsa de estudo nos Estados Unidos, disse.

Deste modo, foram eleitos os jovens Nsingui André, de 17 anos, com 1 metro e 77 centímetros, base, Carlos Mbinda, 18 anos de idade, possui um 1,80 centímetros, extremo, José Sebastião, 18 anos, tem 1,83 centímetros, extremo, Ladislau King, 18 anos, 1,92 centímetros de altura, poste, todos do Desportivo da Huíla, e Joaquim Gaspar, 19 anos, 1,90 centímetros, extremo, do Grupo Desportivo da Chibia.Elvino Dias aclarou que tiveram dois dias para seleccionar os cincos atletas da Huíla num universo de 50 participantes.Para escolha dos cinco basquetebolistas foram feitas provas sobre técnicas individuais para se ver o nível técnico de cada um dos miúdos, depois dividiu-se em grupo de 5 que fizeram jogos. Avançou que só depois foram seleccionados 20 participantes. No segundo dias esses 20 realizaram jogos onde se retiraram os 5 para final em Luanda.Gaudêncio Hamelay- Lubango

Afrobasket  -  Selecção feminina aprimora parte física
A Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina volta a realizar hoje, no Pavilhão de Benguela, mais duas sessões de treinos, no âmbito da sua preparação com vista à disputa do Campeonato Africano das Nações da categoria, prova a decorrer de 20 a 29 de Setembro próximo, em Maputo.Ontem, as pupilas de Aníbal Moreira realizaram dois treinos, onde a componente física voltou a merecer a atenção especial da equipa técnica.O público benguelense acorreu em número considerável ao Pavilhão das Acácias Rubras, para testemunhar o primeiro treino das campeãs africanas em título.
Depois de ter dado primazia à vertente física durante a primeira semana de preparação em que trabalharam em Luanda, o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, afirmou, momentos antes do embarque para a cidade de Benguela, que era imperioso cuidar fisicamente bem o grupo dado o objectivo que passa pela revalidação do título africano.Hoje e amanhã, a Selecção Nacional volta a realizar duas sessões de treinos ao dia, ao passo que na quinta-feira, o grupo trabalha em sessão única.
Rosa Gala, base do 1º de Agosto, 17 anos de idade, Clarisse Mpaka e Whitney Miguel, ambas a actuarem em França, têm impressionado a equipa técnica, liderada por Aníbal Moreira.A Selecção Nacional regressa domingo a Luanda. O cinco nacional tem agendado um estágio pré-competitivo para Espanha, onde estão previstos jogos de controlo.M.C

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home