Africa Basquetebol

18 julho 2013

ANGOLA : Senhoras embarcam hoje para Benguela

                       
Campeãs africanas trabalharam a componente física durante as cinco sessões de treinos realizado no Pavilhão Anexo número dois
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminino segue viagem hoje, para a província de Benguela, a fim de cumprir um curto estágio pré-competitivo de dez dias, antes de rumar para o Reino de Espanha, palco da fase derradeira de preparação, com vista o Campeonato Africano das Nações da categoria, a disputar-se de 20 a 29 de Setembro próximo, em Maputo.Na província de Benguela, o combinado nacional vai começar a trabalhar os fundamentos técnicos e tácticos, depois de ter dedicado as primeiras cinco sessões de treinos à componente física.

Em Benguela, os decacampeões africanos realizam a sua preparação, no âmbito da digressão ao país, têm agendado dois jogos de controlo com equipas juniores masculino, segundo fez saber Eliza Pires, seleccionadora adjunta das campeãs africanas.Nós em Benguela vamos procurar realizar dois jogos de controlo com equipas juniores na classe masculina, testes que vão servir para aferirmos o potencial das nossas jogadoras, disse.
Ontem, nas duas sessões de treinos realizadas no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, a equipa técnica começou por introduzir  algumas variantes, quer defensivas, quer ofensivas, lançamentos a curta e longa distância.A integração de Clarisse Mpaka e Whitney Miguel, atletas que militam em França, tem deixado satisfeita a equipa técnica, de acordo com Eliza Pires.Estamos surpreendidos pela forma como elas se integraram rapidamente no grupo sem grandes dificuldades apesar de estarem pouco tempo connosco.
A adjunta de Aníbal Moreira reconheceu por outro lado, as potencialidades das duas atletas que militam no basquetebol francês.Elas são mais-valia sem sombras de dúvidas. Com a Clarisse Mpaka já trabalhamos e conhecíamos o seu valor. Quanto à Whitney Miguel, que integra pela primeira vez os trabalhos da Selecção é uma atleta com bastante potência. Face à concorrência Eliza Pires assumiu que a equipa técnica liderada por Aníbal Moreira tem imensas dificuldades de escolher as 12 que vão representar as cores da bandeira nacional no Afronasket de Moçambique. Eis as atletas que seguem viagem: Catarina Camufal, Mereciana Fernandes, Astride Vicente, Nguendula Filipe, Nadir Manuel, Judith Queta, Sónia Guadalupe, Fineza Eusébio, Rosa Gala, Helena Francisco, Nacissela Maurício, Felizarda Jorge, Madalena Félix, Ana Gonçalves, Luísa Tomás, Madalena Valentim, Rosemira Daniel, Clarisse Mpanka, Whitney Miguel.

Afrobasket de Maputo  -  Extremo Whitney Miguel aponta objectivo
No seio da Selecção Nacional existe muita concorrência reconhece a extremo poste, Whitney Miguel, atleta que milita no Léon Trégor de França, tenciona conquistar um lugar entre as 12 que vão disputar a fase final do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição a decorrer em Maputo, de 20 a 29 de Setembro próximo.Em entrevista ao Jornal dos Desportos, Whitney Miguel de 21 anos de idade, salientou o espírito de camaradagem que reina no seio do grupo comandado por Aníbal Moreira.
Fui bem recebida pelo grupo de trabalhos e todas nós estamos a dar o nosso melhor para conquistar um lugar entre as 12. É sempre difícil integrar um grupo de campeãs africanas mas, vou dar o meu máximo porque pretendo disputar o Campeonato Africano das Nações a decorrer em Moçambique.Nascida na região de Creteil, arredores de Paris, aos 30 de Setembro de 1991, Whitney Miguel, filha de pais angolanos, respondeu de forma positiva à proposta feita pelos progenitores a fim de representar a Selecção Nacional.
Quando os meus pais me falaram sobre a possibilidade de representar a Selecção Nacional não hesitei por se tratar da minha pátria. Por isso, tudo vou fazer para merecer a confiança da equipa técnica.Apesar de estar parada desde Maio último, altura em que terminou a época desportiva da segunda divisão francesa, Whitney Miguel afirmou que está em condições de aguentar as cargas.Fisicamente estou bem. A integração entre as 12 só depende de mim, asseverou Whitney Miguel que passou pelo andebol e natação.      

EM MADRID  -  Paulo Macedo elogia grupo
O seleccionador nacional dos decacampeões africanos, Paulo Macedo, mostrou-se satisfeito com empenho dos 15 basquetebolistas que em Madrid, projectam a participação na fase final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim.A Selecção Nacional vai em busca do título perdido em 2011, em Antananarivo, contra a Tunísia, já entrou na fase de jogos de controlo que vai  dotar a equipa de maior rodagem competitiva, antes de começar a disputar o Afrobasket da Costa do Marfim, prova selectiva para o Campeonato do Mundo de 2014, em Espanha.
Amanhã, o cinco nacional realiza o segundo amistoso em terras espanholas, novamente frente ao Misto de Jogadores Profissionais da Liga ABC.Naquele país ibérico, a Selecção tem agendado oito a dez jogos de controlo. Na Venezuela tem marcado dois jogos de controlo com o combinado nacional.Angola figura no Grupo C, ao lado das selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana.