Africa Basquetebol

02 maio 2013

MOÇAMBIQUE : CIDADE DE MAPUTO - Basquete refém de campos


A FALTA de campos ou pavilhões para a realização de jogos de basquetebol na cidade de Maputo está a atingir contornos preocupantes, o que faz com que o torneio de abertura em seniores seja constantemente adiado.
                  
Aliás, para o fim-de-semana passado estavam marcados quatro jogos referentes à primeira jornada do torneio de abertura, mas nenhum foi realizado, porque o campo do Ferroviário, que devia acolher as partidas, estava ocupado.
De acordo com o Secretário-geral da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM), Anastácio Monteiro, à última hora a direcção do clube “locomotiva” emitiu um comunicado dizendo que no seu campo decorreria um evento do interesse da colectividade, precisamente no mesmo período em que deviam decorrer as partidas.
Face ao cenário, a ABCM viu-se sem alternativas, pois os restantes recintos, casos dos pavilhões do Desportivo e do Maxaquene, estão em obras.
A crise de campos para o basquetebol arrasta-se desde o início do ano, com os pavilhões do Desportivo, Académica e Maxaquene a beneficiarem de obras de rectificação dos defeitos identificados depois de reabilitados no contexto dos Jogos Africanos.
Entretanto, Monteiro garantiu que o problema dos campos será brevemente superado, pois a direcção do Desportivo assegurou que as obras de melhoramento do seu pavilhão terminam esta semana.
Por outro lado, o campo do Ferroviário já está pronto para acolher jogos.
A falta de recintos para a realização de jogos, que, consequentemente, faz com que não haja competições, foi referida no encontro recentemente realizado entre os basquetebolistas nacionais e o Ministério da Juventude e Desportos.