Africa Basquetebol

29 abril 2013

CABO VERDE : Nacional “outra vez” na Praia: ABSV contra “jogada” da federação

Nacional “outra vez” na Praia: ABSV contra “jogada” da federação

A transferência do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino da cidade do Mindelo para a Capital pode azedar as relações entre a federação da modalidade e a associação regional de S. Vicente. A medida ainda não foi comunicada pela FCBB à ABSV, mas Nilton “Fumida” Rocha, presidente da Associação de Basquetebol de S. Vicente, decidiu jogar na ofensiva. Garante que, se os rumores que lhe chegaram aos ouvidos forem confirmados, a ilha do Monte Cara não vai aceitar “mais esse golpe” de ânimo leve.

“Estava decidido que Mindelo iria acolher o nacional sénior masculino, esta época. Entretanto, fomos informados que a federação quer mudar de opinião, alegando que precisa arrecadar dinheiro para a operação Afro-Basket e que tem mais garantias de conseguir isso realizando os jogos no Gimnodesportivo Vavá Duarte, na Praia. Se vamos continuar a agir desta forma, é melhor fecharmos o resto do país, por falta de condições nas outras ilhas”, desabafa Fumida, para quem a direcção da FCBB está a agir com base numa lógica mercantilista, preocupando-se apenas com o encaixe financeiro, quando deveria lembrar que a sua primeira missão é promover a modalidade em todo o Cabo Verde.
Segundo Fumida, há vários anos que São Vicente não tem o privilégio de receber uma final do Campeonato Nacional de Basquetebol, apesar das sucessivas promessas. Por isso, na opinião desse dirigente desportivo do Mindelo, se a FCBB fizer mais esta inversão de marcha, a medida vai ter um efeito negativo no seio dos jogadores e dos adeptos da modalidade.
A transferência do nacional de Basquetebol para a cidade da Praia está, realmente, nos planos da Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol. Contudo e segundo a Tesoureira Elsa Neves, só daqui a duas semanas haverá uma decisão formal sobre o assunto.