Africa Basquetebol

06 dezembro 2012

ANGOLA : Campanha eleitoral termina esta noite


Apesar de se terem cruzado na Lunda-Sul, os três concorrentes às eleições conseguiram apresentar ao eleitorado local o plano de acção para os próximos quatro anos.
Fotografia: Nuno Flash
A campanha de caça ao voto para as eleições na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), marcadas para este sábado, referentes ao quadriénio 2012/2016, termina hoje à meia-noite, ficando o dia de amanhã reservado à reflexão. Depois de ter estado anteontem na província da Lunda-Sul, Conceição Sampaio, líder da lista A, embarca esta manhã para a província mais ao norte do país, Cabinda, onde dá por encerrada a sua campanha eleitoral. Apesar de se terem cruzado na Lunda-Sul, os três concorrentes às eleições conseguiram apresentar ao eleitorado local o plano de acção para os próximos quatro anos.

Conceição Sampaio disse ao Jornal dos Desportos que apesar do pouco tempo de campanha, a sua lista conseguiu cumprir cabalmente o plano de visitas às províncias para mostrar a sua estratégia para o desenvolvimento da modalidade. A única senhora a concorrer manifestou a sua convicção na vitória no escrutínio deste sábado. “Hoje vamos terminar a nossa campanha na província de Cabinda. Apesar do pouco tempo conseguimos apresentar o nosso programa a todos os associados com direito a voto. Por isso, estamos confiante na vitória”, asseverou a ex-presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda. António Henriques da Silva, candidato pela lista C, fecha a campanha em Benguela, local onde granjeia uma certa simpatia dos eleitores.

O aspirante ao cadeirão máximo da FAB esteve ontem na província de Cabinda, onde em companhia do ex-internacional angolano, Jean Jacques da Conceição, apresentou o seu programa eleitoral. António Henriques da Silva afirmou que o trabalho de casa esta praticamente concluído e vai aguardar apenas pelo dia da verdade. Paulo Alexandre Madeira, candidato proposto por Gustavo Vaz Dias da Conceição, presidente cessante da FAB, acerta igualmente os últimos detalhes para o pleito do dia 8.

No Lubango
Torneio movimenta escalão de formação


Um torneio de basquetebol denominado “Taça 10 de Dezembro” virado para o escalão de formação dos iniciados em masculinos, arrancou ontem no Lubango, inserido no programa de desenvolvimento da modalidade da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla. A prova, com final marcada para amanhã, é disputada por formandos dos escalões de formação de quatro agremiações desportivas, Clube Desportivo da Chibia, município da Huíla, situado 45 quilómetros a sul da capital huilana, Sporting Clube do Lubango, Clube Desportivo da Huíla e Heja Sport Clube.

O certame, que se realiza no pavilhão Gimnodesportivo do Benfica Petróleos do Lubango, está também inserido nas comemorações do dia 10 de Dezembro, data da fundação do MPLA, formação política que assinala este ano o 56º aniversário de existência. Assim, os cerca de 48 petizes disputam a taça no sistema de eliminatória directa, apurando-se para o jogo da final as duas formações vencedoras dos dois primeiros jogos do evento. Ou seja, vencido contra vencido e vencedor diante de vencedor, visto serem quatro as equipas na corrida à conquista do lugar mais alto do pódio.

Na primeira ronda, Clube Desportivo da Chibia joga diante do Sporting Clube do Lubango e Clube Desportivo da Huíla defronta Heja Sport Clube do Lubango. O Torneio 10 de Dezembro é uma organização anual da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla em parceria com o MPLA na Huíla, patrocinadora do evento, no âmbito do seu programa de apoio ao desenvolvimento desportivo virado para as classes de aprendizagem. A organização da prova atribui ao vencedor prémios como material desportivo para formação, taça e medalhas. Ao segundo classificado e às restantes formações são igualmente atribuídos material desportivo, taças e medalhas de participação como estímulo.
Benigno Narciso, no Lubango
Taça de Clubes
Angolanos procuram acesso às meias-finais


As formações do Petro de Luanda, 1º de Agosto e Recreativo do Libolo procuram hoje em Malabo, Guiné Equatorial, o passe de acesso às meias-finais da XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”. Depois da pausa de ontem, as oito equipas que carimbaram o passe para os quartos-de-final entram em acção hoje, na chamada fase do mata-mata. O Recreativo do Libolo, campeão nacional, que terminou a fase preliminar invicto, vai medir forças com a formação do Al Ahly do Egipto, num prélio onde os angolanos são claramente favoritos. O Libolo, sob liderança de Luís Magalhães, vai tentar manter os níveis alcançados durante a fase regular.

O Petro de Luanda vai medir forças com o Manga Sport do Gabão, desafio onde a equipa angolana se apresenta como favorita, a julgar pela qualidade do plantel dos petrolíferos da capital. O 1º de Agosto, vice-campeão africano, tem pela frente o ABC da Costa do Marfim, um adversário que pode fazer estremecer a estrutura da formação militar, que busca o seu sétimo anel continental. O Étoile Sportive da Tunísia, campeão africano em título, vai defrontar o Ettehad de Alexandria (Egipto). As equipas angolanas são apontadas como principais candidatas aos lugares cimeiros da referida competição que encerra este sábado.