Africa Basquetebol

17 dezembro 2012

ANGOLA : Benfica do Lubango domina época

O Benfica Petróleos do Lubango voltou a dar provas da sua supremacia a nível do basquetebol feminino na província da Huíla, ao arrebatar os três títulos dos campeonatos provinciais do ano desportivo da associação local, encerrada oficialmente na sexta-feira com a entrega dos troféus às equipas vencedoras. O clube encarnado dominou ao conquistar os títulos dos Campeonatos Provinciais das categorias de iniciados, cadetes e júnior femininos. A hegemonia do Benfica confirma, assim, a aposta que a direcção do clube tem feito no desenvolvimento e massificação da modalidade nas classes de formação.

O grémio, que dominou a distinção e os prémios dos melhores do ano, em cerimónia realizada na sexta-feira no pavilhão gimnodesportivo do Benfica do Lubango, ostenta as atletas Teresa Sacato, Olinda Simão e Rosa Gala como as mais valiosas nas classes de iniciados, cadetes e juniores e Francisco Chamuangue como melhor treinador da temporada finda. Com os feitos alcançados, o clube presidido por Sérgio da Cunha Velho conserva o estatuto de principal pólo e potência da modalidade na província da Huíla da modalidade na classe feminina.
O Clube Desportivo da Chibia em iniciados masculinos e Clube Desportivo da Huíla em cadetes masculinos sagrou-se campeão da província. A Associação Provincial de Basquetebol distinguiu os atletas Elísio de Jesus, iniciado masculino, e Narciso Mahele, cadetes masculinos, ambos do Clube Desportivo da Chibia, Carlos Binda, júnior masculino do Clube Desportivo da Huíla, como atletas mais valiosos nos respectivos escalões. A distinção para treinador revelação foi para Pedro Faustino do Heja Spor Clube, ao passo que Mário Lolondo, do Clube Desportivo da Chibia, é o dirigente do ano.
Venâncio Suana, de categoria nacional, é o melhor árbitro, e Francisca Diniz melhor oficial de mesa. Henrique Albano, presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, fez um balanço positivo da época desportiva. Justificou que a instituição que dirige cumpriu na íntegra todas as acções gizadas em prol da modalidade. A associação realizou torneios de abertura, campeonatos nacionais e outras competições alusivas a datas comemorativas. “O balanço é positivo. Cumprimos os torneios de abertura, os campeonatos provinciais, torneios alusivos a datas festivas. A entrega dos troféus, medalhas e distinção dos melhores, simboliza os esforços que os clubes têm feito no seu quotidiano, as medalhas foram para os atletas, para dignificar o que fazem no seu quotidiano. Cumprimos assim o programado”, afirmou.
Benigno Narciso, NO LUBANGO