Africa Basquetebol

14 dezembro 2012

ANGOLA : Interclube testa 1º de Agosto

A equipa de basquetebol do Interclube testa hoje a “competência” interna do 1º de Agosto, quando se defrontarem às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em partida pontuável para a nona jornada da primeira volta da fase regular da 35ª edição do Campeonato Nacional.
A desfrutar ainda a conquista da 27ª edição da Taça dos Clubes Campeões africanos de basquetebol, sétima no seu palmarés, o 1º de Agosto, sob a batuta de Paulo Macedo, é posto à prova no início da noite de hoje, ante a formação do Inter, que se tem revelado, até agora, a maior causadora de dissabores aos agostinos.
Os comandados de Alberto de Carvalho “Ginguba”, campeões provinciais, já vergaram este ano os militares do Rio Seco por duas vezes. A primeira derrota, por 85-88, foi em desafio referente ao Campeonato Provincial, e a segunda, por 78-89, na quarta edição do Torneio Victorino Cunha.
Embalados pela recente aquisição, sobretudo por ter sido frente ao eterno rival, Petro de Luanda, Macedo e pupilos, com o moral em alta, chegam ao reduto do adversário determinados em criar mossa nas hostes do conjunto afecto ao Ministério do Interior.
Sem jogadores lesionados, com excepção para o extremo Mário Correia, indisponível por problemas burocráticos, a equipa do Rio Seco, com Reggie Moore, Cedric Isom, Carlos Almeida e Joaquim Gomes “Kikas”, a atravessar bom momento de forma desportiva, assume-se como candidata à vitória e, consequentemente, à conquista dos dois pontos. Ainda assim, os vencedores da Supertaça Wlademiro Romero, Torneio Victorino Cunha e Taça dos Clubes, sabem, de antemão, a necessidade de encarar o jogo com a máxima concentração e capacidade de sofrimento comum, para não voltarem a ser surpreendidos pelo aguerrido e destemido Interclube.
Apostado em lutar pelo título, embora o resultado da partida desta noite em nada belisque as suas pretensões, o Inter, com Milton Barros na organização do jogo, Eduardo Mingas na luta das tabelas, e os norte-americanos Rodericky Nealy e Henry Uhegwu responsáveis por marcar pontos, entra para o rectângulo de jogo sem pressão do seu lado.
Com um plantel onde pontificam nomes menos sonantes, e um histórico de conquistas de troféus no basquetebol muito aquém ao do seu opositor, aos polícias resta-lhes baterem-se e exibirem-se ao nível que têm feito.
A ronda abre às 15h30, com o Progresso do Sambizanga a medir forças com o Petro de Luanda, no Pavilhão 28 de Fevereiro. Os petrolíferos, contra todas as dificuldades que eventualmente venham a ter, são, a priori, favoritos ao triunfo.
O campeão nacional, Recreativo do Libolo, vai às 17h00 ao encontro do Vila Clotilde, no Pavilhão Dream Space. Os libolenses às ordens de Luís Magalhães não vão ter, por certo, dificuldades em suplantar os vilenses.
O cartaz da jornada reserva ainda as não menos aliciantes partiidas Amigos de Viana-Lusíada, às 16h00, no campo do Vila, no Maculusso, e às 18h00, o ASA-CDUAN, no Pavilhão do CODENM.