Africa Basquetebol

16 dezembro 2012

ANGOLA : Paulo Madeira vence eleições


Comunicado final reconfirma a vitória do candidato da lista B
Fotografia: Jornal dos Desportos
Paulo Alexandre Madeira, candidato da lista B, foi ontem reconfirmado como o novo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para o quadriénio 2012/2016, substituindo no cargo de presidente da direcção Gustavo da Conceição, que liderou a FAB durante oito anos. Depois de uma hora de espera, José Cardoso de Lima, presidente da Comissão Nacional Eleitoral, chamou a si a responsabilidade de fazer a leitura do comunicado final na presença dos representantes das três listas concorrentes ao acto eleitoral na Federação Angolana de Basquetebol e da comunicação social, atribuindo vitória ao candidato Paulo Alexandre Madeira.

José Cardoso de Lima, antes de fazer a leitura do comunicado final, alertou os presentes que não ia responder a qualquer questão sobre as eleições na Federação Angolana de Basquetebol, que se realizaram no passado dia 8. O presidente da Comissão Nacional Eleitoral adiantou que no dia 13, na sala de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol, se procedeu à abertura da urna eleitoral na presença dos três representantes: Jaime Monteiro, lista A, Isabel Major (B) e António Bi-Figueiredo (C). Foram escrutinados 40 boletins de votos, tendo sido apurados 40 votos escrutinados, igual número de votos válidos, nenhuma abstenção e zero votos nulos.
A lista A, liderada por Conceição Sampaio, conseguiu apenas quatro votos, contra 20 de Paulo Alexandre Madeira, que venceu as eleições, e 16 de António Henriques da Silva. A Comissão Nacional Eleitoral considerou os votos escrutinados como definitivos a nível nacional, legitimando Paulo Alexandre Madeira como novo presidente de direcção da FAB para os próximos quatro anos. A comissão considerou também não aceitar a reclamação apresentada pela lista A, pelo facto de ter sido entregue fora do período previsto no calendário eleitoral.

Reacção
Eurico Araújo aplaude decisão da comissão

Eurico Araújo, um dos vice-presidentes da lista vencedora das eleições na Federação Angolana de Basquetebol, mostrou-se satisfeito com os resultados definitivos publicados ontem pela Comissão Nacional Eleitoral, que legitimou Paulo Alexandre Madeira, como novo presidente da FAB. “Como é óbvio estamos satisfeitos com a publicação dos resultados definitivos. Por isso, gostávamos de agradecer às associações e clubes que apostaram no nosso programa para o quadriénio 2012/2016”, Eurico Araújo afirmou que vai agora ser dado seguimento aos procedimentos normais, no sentido de dar continuidade ao funcionamento da Federação Angolana de Basquetebol, que é o mais importante para gerir os destinos do basquetebol.
Interrogado sobre os pedidos de impugnação, quer da lista A, quer da C, Eurico Araújo preferiu minimizar o acontecimento. “Em relação a isso não tenho nada a dizer. Eles apresentaram a impugnação nas instituições de direito, e nós hoje (ontem) fomos oficializados como vencedores do pleito eleitoral. Vamos trabalhar a fim de tomarmos posse nos próximos dias”. Eurico Araújo reconheceu que a modalidade está a atravessar o seu pior momento com os actos de impugnação. “De facto não é agradável o que se está a viver agora, porque o basquetebol nunca esteve envolvido em situações do género, mas, o que é que havemos de fazer? Não sabemos o que motivou a lista A e a lista C a apresentarem os pedidos de impugnação, mas estamos tranquilos, porque acho que vai reinar o bom senso em nome do basquetebol”, finalizou. MC

Lista C
Providência cautelar dá entrada amanhã

Visivelmente agastado com a decisão da Comissão Nacional Eleitoral, que reconfirmou ontem o candidato Paulo Alexandre Madeira como o novo presidente da Federação Angolana de Basquetebol, António Bi-Figueiredo, um dos membros lista C liderada por António Henriques da Silva, afirmou, à saída do encontro, que a comissão é soberana nas suas decisões e reafirmou a entrada amanhã da providência cautelar junto do Tribunal Provincial de Luanda. “Nós entregámos uma cópia e fizemos chegar à comissão o nosso acto de impugnação. A Comissão Eleitoral é soberana e acha que não deve pronunciar-se sobre este acto de impugnação. Reafirmo aqui que vamos dar entrada na segunda-feira, no Tribunal Provincial de Luanda, de uma providência cautelar”.
António Bi-Figueiredo lamentou, além disso, a situação que a modalidade está a atravessar. “Lamentavelmente é uma situação menos boa que o basquetebol está a viver. Eu já tinha dito que era necessário acabar com sindromas das listas da população votante, e neste particular penso que vamos acabá-lo em tribunal, infelizmente”.Ao finalizar, António Bi-Figueiredo afirmou que “o papel da lista C neste processo é apurar responsabilidades, o nosso papel não é sobremaneira impedir que a acção corrente da federação tenha lugar, pelo contrário, estamos disponíveis, mesmo nesta condição, para dar a nossa contribuição”. MC

Novo elenco
Tomada de posse em Benguela

Os novos corpos sociais da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) eleitos no passado dia 8 vão tomar posse na província de Benguela. Depois da confirmação, ontem, da vitória da lista B, liderada por Paulo Alexandre Madeira, o novo elenco vai criar as condições para que a tomada de posse se realize ainda este mês na província de Benguela. Paulo Alexandre Madeira tem como vice-presidentes Eurico Araújo, Armando Júnior, David Dias, ao passo que Isabel Major ocupa o cargo de secretária-geral. No Conselho Fiscal, Júlio Bessa assume a presidência e tem como vogais Adriano da Silva e Lino Sebastião. Manuel Júnior lidera o Conselho de Disciplina e tem como vogais Ngouaby Salvador, Fernanda Teixeira, Henriques Bastos e Domingos Simão. Carlos Cunha preside à Assembleia-Geral. MC
»OUTROS DESTAQUES
Interclube continua de pedra e cal
A formação sénior masculina do Interclube continua de pedra e cal, na liderança da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol, BAI Basket, agora com 18 pontos, mercê do triunfo que obteve na sexta-feira, frente ao actual campeão africano em título, 1º de Agosto, ao qual venceu por 82-65, em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro. Esta foi a segunda vitória da equipa da Polícia na presente época desportiva.