Africa Basquetebol

02 outubro 2012

ANGOLA : Angolanos podem passear classe


Vice-campeão africano quer entrar a ganhar no zonal
Fotografia: Jornal dos Desportos
Mais um dia praticamente de “passeio” perspectiva-se hoje para os representantes de Angola no torneio de qualificação da zona VI para a Taça dos Campeões de Africanos de basquetebol masculino, competição que arrancou apenas ontem em Maputo, ultrapassados que estão os problemas burocráticos que quase forçavam o adiamento do evento. Tendo como palco o Pavilhão do Desportivo, a prova, particularmente em masculinos, tem como principais pólos de atracção as formações angolanas, Petro de Luanda, Recreativo do Libolo e 1° de Agosto, indubitavelmente as melhores entre as sete presentes e aquelas que disputam entre si as duas vagas que dão acesso à fase final.

Devido ao número ímpar de equipas, em cada jornada fica de fora uma. Depois de, ontem, ter sido o 1° de Agosto a folgar, hoje cabe a vez ao Libolo que, apesar da sua grandiosidade, foi a formação escolhida pelo técnico Horácio Martins para a estreia do campeão moçambicano, o Ferroviário de Maputo.Numa ronda em que não se perspectivam quaisquer dificuldades para os nossos representantes, o Petro de Luanda defronta o Spartans, do Botswana, no primeiro embate do dia, esta manhã, para, no período da tarde, os “militares” iniciarem a sua participação na prova diante dos zambianos do Matero Magic.

Como se pode notar, e à excepção dos desafios entre si e, quiçá, quando enfrentarem o Ferroviário, as equipas angolanas têm a missão facilitada neste torneio e tudo quanto se espera são jogos espectaculares quando Petro, Libolo e 1° de Agosto se encontrarem, numa acesa discussão que certamente deslumbrará os adeptos moçambicanos.

E esses sensacionalmente aguardados encontros já estão marcados: 1° de Agosto-Petro, o “derby” luandense, amanhã, 1° de Agosto-Libolo, na sexta-feira, e Petro-Libolo, no sábado. Onte, para a primeira jornada, o Petro de Luanda vergou o Heroes, por 125-46, ao passo que o Interclube bateu o Unza, por 106-29.

Entretanto, segundo revelou o presidente da FIBA para a Zona VI, o moçambicano Aníbal Manave, uma terceira equipa vai receber o convite da FIBA-Afrique para disputar a fase final da Taça dos Campeões de África, sinónimo de que os três representantes angolanos, em princípio, já têm lugar garantido.

Quanto ao Ferroviário de Maputo, que hoje enfrenta o Heroes, da Zâmbia, vão procurar dar um arzinho da sua graça e tentar intrometer-se na musculatura angolana. Mas a questão que se coloca é se efectivamente o vai conseguir, tendo em conta o claro desnível competitivo. Aliás, em Moçambique, a temporada abriu somente há pouco tempo e as equipas ainda não possuem rodagem competitiva.

Feminina
1º de Agosto esmaga BDF do Botswana


Uma entrada absolutamente esmagadora teve ontem a turma feminina do 1° de Agosto, frente ao BDF do Botswana. As “militares”, sem grande esforço, ganharam por expressivos 155-12. No entanto, o dia de hoje reserva-lhes uma partida frente a um adversário de outro quilate: Liga Muçulmana de Maputo.

Constituída por jogadoras bastante experientes – foram bicampeãs africanas pelo Desportivo e influentes na selecção moçambicana -, a Liga Muçulmana, apostando forte na qualificação para a fase final, foi ao estrangeiro buscar dois reforços de vulto, daí que tanto 1° de Agosto como Interclube vão ter dificuldades bastante sérias face às campeãs moçambicanas.

O jogo entre Liga Muçulmana e 1° de Agosto vai ser o último do dia, a partir das 20h00 (19h00 de Luanda). O Interclube defronta o BDF, enquanto o outro desafio desta segunda jornada, em femininos, coloca frente a frente UNZA, da Zâmbia, e A Politécnica, de Moçambique, outro conjunto a ter em conta na luta pelo acesso à fase final.

Afrobasket
Angola considerada selecção fair-play


A selecção nacional feminina de basquetebol em sub-18 foi considerada a equipa fair-play do campeonato africano da categoria, que terminou no sábado, em Dakar, com a consagração do conjunto anfitrião, o Senegal.As angolanas terminaram a prova na quinta posição, após vitória na sua última partida sobre o Quénia, por 80-46, melhorando o sétimo lugar da edição anterior.O Mali, que foi derrotado na final por 50-55, contentou-se com o segundo posto.